Parto e Pós-parto

5 Dicas Para Voltar À Forma Após o parto

pos parto

A gestação é um momento muito especial e causa uma série de mudanças no corpo das futuras mamães. É inevitável ganhar alguns quilinhos nesse período, e voltar à forma após o parto pode ser uma tarefa não muito fácil.

De acordo com a orientação médica, o ideal é ganhar até 12 quilos durante toda a gestação, o que torna mais fácil emagrecer após o parto. Entretanto, isso não significa que quem ganhou mais peso durante a gravidez precisa entrar em desespero.

Para te ajudar, preparamos este post com 5 dicas incríveis para você voltar à forma após o parto. Confira!

1. Use a natureza a seu favor

Após o nascimento do bebê, há uma perda imediata de mais ou menos cinco quilos, o que já ajuda, não é mesmo? Além disso, uma ótima aliada do emagrecimento é a amamentação, que pode queimar de 500 a 800 calorias por dia.

O aleitamento também estimula o útero a voltar mais rapidamente ao seu tamanho normal, fazendo com que a barriga perca o aspecto de gravidez.

A cantora Cláudia Leitte, que enfrentou boatos que havia feito uma lipoaspiração logo após o parto de seu primeiro filho, Davi, negou os rumores e disse que amamentar foi o seu grande truque. “Impossível a mulher menos de um mês depois (da gravidez) fazer lipoaspiração! Fiz um trabalho casado com a minha personal e meu médico. Mas foi a amamentação que me deixou assim”, contou em entrevista.

2. Descanse

Voltar à forma após o partoNos primeiros meses de vida, os bebês costumam não seguir padrões de sono e de alimentação, por isso, a maioria pode acordar muitas vezes durante a noite, o que prejudica o sono das mães e provoca alterações no metabolismo delas.

Quando as mulheres dormem pouco, há maior liberação de cortisol — hormônio relacionado ao estresse e responsável por dificultar a perda de peso. Portanto, se você quer perder peso, aproveite os momentos em que o seu filho está dormindo para repousar.

Voltar à forma após o parto

O descanso adequado proporciona maiores níveis de energia e disposição para as atividades diárias, além de ajudar no controle da ânsia por açúcar.

3. Tenha uma alimentação saudável

Para voltar à forma após o parto, mantenha uma alimentação equilibrada, priorize alimentos ricos em água, proteínas, antioxidantes, ferro, cálcio e vitaminas. Então, invista em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, ovos e carnes magras.

Essa foi a forma que Camila Pitanga encontrou para perder os quilos que conquistou na gravidez. “Antes de engravidar eu já tinha uma alimentação saudável. O único cuidado especial que a Regina Sarmento, minha nutricionista, tomou foi controlar os alimentos que se transformam em açúcar, como batata e macarrão”, disse a atriz em entrevista.

Não se esqueça de evitar alimentos gordurosos e industrializados, pois prejudicam o processo de emagrecimento e, ainda, podem afetar a qualidade do leite materno.

4. Pratique exercícios físicos

Para voltar à forma após o parto, Ticiane Pinheiro investiu nos exercícios físicos. “Para ajudar na perda de peso, três meses depois do parto, procurava fazer um exercício aeróbico todos os dias por 40 minutos. Corrida, caminhada, bicicleta… sem folga. Comecei com 30 minutos de caminhada a 5 km/h”, contou a apresentadora à revista Corpo a Corpo.

Camiseta Feminina Fitness

Portanto, a prática de atividades físicas é mais uma aliada para a perda de peso. Geralmente, as mulheres são liberadas para os exercícios 15 dias após o parto normal e 30 dias depois da cesárea, mas é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade.

Os exercícios mais indicados nesse período são caminhada, Pilates, ioga, hidroginástica, natação e alongamento. Passeios no parque com o bebê também podem ajudar a queimar calorias.

Voltar à forma após o parto

5. Junte-se a outras mães

 
E  estar na companhia de outras mães pode ser um incentivo para conseguir emagrecer. Vocês podem, por exemplo, estabelecer um compromisso de manter a alimentação saudável e combinar de fazer atividades físicas juntas.

Blusa Fitness branca simples

Quem está no seu segundo filho, pode, inclusive, dar várias dicas para as mamães de primeira viagem sobre como perder peso .

Agora ficou mais fácil voltar à forma após o parto, não é mesmo? Ao seguir essas dicas, é possível emagrecer de maneira adequada, sem prejudicar a sua saúde ou a do bebê.

Para ter acesso em primeira mão a mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter!

frete grátis dica de lingerie

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. AURELIA APARECIDA OLIVEIRA diz:

    Bom o artigo.

    1. Dica de Lingerie diz:

      Obrigada, Aurelia! Continue nos acompanhando! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *