Gestante e Grávida

Ácido fólico e os benefícios para a gravidez!

A mulher que está tentando engravidar deve tomar ácido fólico?

É verdade! Mas será que o objetivo é aumentar a fertilidade e facilitar a mulher a engravidar como alguns boatos sugerem? Bom, até o presente, isso não está comprovado cientificamente.

Qual é a real importância do ácido fólico?

ácido fólico gravidez

Ele é super importante para a boa formação do seu bebê! Veja a quantidade de benefícios que ingeri-lo antes e durante a gravidez proporciona. São eles:

A formação adequada da medula espinhal e do cérebro do bebê, ajuda a prevenir más-formações do feto e anemia gestacional, previne defeitos de fechamento do tubo neural como anencefalia e espinha bífida além de lábio leporino e fenda palatina, malformações cardíacas e do trato gênito-urinário, proporciona a redução no risco de ruptura da placenta, restrição do crescimento intrauterino e parto prematuro, prevenção de doenças respiratórias na infância e da síndrome de Down.

conjunto lingerie amamentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mulheres devem consumir de 0,4 mg a 0,8 mg de folato cerca de três meses antes de engravidar até a 12ª semana de gestação. Mas não há problema se você se descobriu grávida e não estava tomando. Nesse caso, comece a tomar assim que souber. No seu pré-natal, deverá ser uma das primeiras recomendações do seu médico.

Quais são os benefícios de tomar ácido fólico antes de engravidar?

A suplementação de folato deve ser iniciada antes da concepção do bebê porque o tubo neural (estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal) se fecha entre 22º e 28º dias após a concepção. O fechamento deste tubo é essencial para a formação da calota craniana e da coluna vertebral. As mulheres que tomam o ácido fólico depois do resultado do teste de gravidez correm o risco desta anomalia já estar em desenvolvimento, pois a época de aparecimento deste tipo de malformação ocorre cedo.

A época do estabelecimento dos diversos tipos de malformações fetais é:

– Defeitos do tubo neural – 28 dias;

– Defeitos do septo ventricular cardíaco – 42 dias;

– Lábio leporino – 36 dias;

– Fenda palatina – 47 a 72 dias.

Quais alimentos oferecem ácido fólico?

O ácido fólico é encontrado naturalmente em alimentos de folhas verde-escuras (daí o nome fólico) como: espinafre, couve de bruxelas, rúcula, soja e derivados. Além disso, você também o encontra no abacate, feijão branco, aspargos, laranja, melão, maça, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua e amendoim.

pijama short doll amamentação

Essa quantidade indicada pela OMS nem sempre está garantida pela alimentação, pois pode estar presente em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar. O cozimento prolongado dos alimentos pode destruir até 90% do seu conteúdo em ácido fólico. Por isso, o complemento do ácido fólico deve ser recomendado para gestantes. E mesmo se tratando de uma recomendação mundial, o consumo deste suplemento é ainda insatisfatória, tanto no Brasil quanto em outros lugares do mundo.

Fonte: Scielo.

Você sabia? Compartilhe com as mamães que pretendem engravidar ou que já irão começar os cuidados no início da gravidez para saberem da importância do ácido fólico para elas e para os seus bebês!

Para continuar lendo artigos sobre gravidez, saúde da mulher grávida, saúde do bebê e maternidade em geral, clique aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *