Enfim, o teste positivo aconteceu! A alegria é tamanha em alguns casos e preocupante em outros. Pode até ser que a ansiedade tome de conta, o que é natural, mas é importante ficar atenta a este misto de sentimentos.

Sem contar que nove meses passam voando e você vai precisar se organizar para se consultar, fazer exames, pensar no quarto do bebê e aprontar a mala da maternidade.  E olha que isto pode ser apenas um resumo.

Porém, antes que você se desespere, saiba que é possível dar conta de tudo. Basta se organizar com esta agenda gestacional que elaboramos para seguir e imprimir. Ficou animada? Então continue lendo este artigo elaborado especialmente para te ajudar, mamãe.

Primeiro e mais importante passo

Antes de saber o que deve ser feito ao longo dos nove meses, a gestante deverá dar prioridade ao agendamento do pré-natal. Até porque algumas futuras mamães buscam referências de médicos, seja com amigas ou em “grupos de mães” das redes sociais.

No entanto, de acordo com o SUS (Sistema Único de Saúde), o ideal é que a primeira consulta seja realizada antes mesmo da concepção. A vantagem disso é que a gestante ficará bem informada e preparada física e emocionalmente.

Entenda que o pré-natal é a assistência médica para a gestante e para o bebê desde a concepção até o nascimento do bebê. Ele é feito por um médico obstetra e visa evitar possíveis problemas para mãe e para o filho.

3 primeiros meses (1 a 14 semanas)

Esta é a fase mais delicada da gestação, pois é quando mais ocorre abortos espontânos, geralmente na 14 semana. É neste período também que a mulher deve começar a ingerir ácido fólico, embora a recomendação seja para antes da gravidez.

Além disso, a mamãe deve se atentar em

  • Verificar as carências do plano de saúde, se ele vai cobrir todo o pré-natal e o parto para já ir se programando;
  • Para as mamães que farão pelo SUS, o agendamento do pré-natal deve ser feito o quanto antes;
  • Se estiver trabalhando, a gestante deverá avisar os superiores para ajustar horários de consultas e se acaso for precisar faltar devido a desconfortos;
  • Manter uma alimentação equilibrada e evitar alimentos crus, como sushi e sashimi;
  • Quem fuma ou bebe deve abolir o cigarro e o álcool o quanto antes;
  • Nem pensar em pegar peso;
  • Dormir pelo menos 8 horas diárias;
  • Ingerir bastante líquido;
  • Não ingerir cafeína.

O que providenciar:

Para manter o conforto você vai precisar de lingeries para gestantes. Elas são leves, possuem tecido especial e não têm costura. Neste período, você pode, inclusive, usar sutiã de amamentação.

Aproveite para adquirir óleos e cremes especiais de prevenção para as estrias. Já veja também os modelos de sapatos ortopédicos para evitar desconfortos na coluna e nas pernas.

6 meses (15 a 27 semanas)

No segundo trimestre, a mamãe deve se atentar com o peso para evitar problemas futuros, como diabete gestacional. Provalmente já vai ter descoberto o sexo do bebê, sendo uma ótima oportunidade para pensar no nome da criança.

Além disso, é importante não esquecer:

  • Já informe sobre a sua licença maternidade na empresa com a possível data do parto;
  • Para mamães que não trabalham, verifique junto ao CRAs e CREAs do seu estado como obter assistência, como enxoval e outros benefícios;
  • Comece a adaptar a sua casa “à prova de bebês”;
  • Comece a montar o quartinho ou o espaço onde ele irá dormir. Pinte as paredes para dar tempo de todo o cheiro sair;
  • Se inscreva em cursos para gestantes que geralmente são oferecidos pelos hospitais;
  • Este é o momento para já começar a pensar no enxoval do seu bebê;
  • Procure conhecer o hospital onde vai dar a luz, buscando por referências;
  • Faça um planejamento financeiro;
  • Faça uma visita ao dentista;
  • Pratique exercícios.

O que providenciar

Se está pensando em fazer o chá de fraldas, este é o momento de se organizar. Se for preciso, chame as amigas e os familiares para te ajudar, pois neste período a sua disposição pode não ser mais a mesma.

O carrinho de bebê e a cadeirinha do carro deverão ser adquiridos neste segundo trimestre. Tudo para isso garantir a segurança e mobilidade do bebê.

9 meses (28 a 42 semanas)

A ansiedade já está tomando de conta. Você não vê mais a hora de conhecer este serzinho que está na sua barriga. Só que antes, que tal registrar este momento com um lindo ensaio gestante? Já anote também o dia em sua agenda gestacional.

Sorria para as fotos, mas não se esqueça de estar com a mala da maternidade pronta e com as ultrassonografias separadas. Assim, você não vai precisar correr para organizar tudo quando tiver que ir para o hospital às pressas.

Além disso…

  • Promova o chá de fraldas já no início do terceiro trimestre;
  • Prepare o seu plano de parto;
  • Aproveite para dar um “up” no visual. Faça um corte de cabelo e arrume as unhas
  • Tente relaxar e dormir ao máximo;

O que providenciar

Hora de adquirir as lingeries e as roupas especiais para a amamentação que incluem:

sutiãs de amamentação, sendo um com alças retas e outro com costas nadadoras para combinar com vários tipos de blusas. É importante também ter um ainda mais confortável para dormir que tenha alças retas
body de amamentação
camisete de amamentação
camisolas ou pijamas de amamentação, já pensando no caso de vazamento de leite
diferentes tipos de robes, podendo ser curto ou longo para seu momento de descanso
Protetor de seios antileite
cinta modeladora, que pode ser um body de amamentação modelador com abertura embaixo ou uma camisete de amamentação modeladora.

O nascimento de um bebê muda totalmente a rotina dos pais. Alguns costumam dizer que estes pequenos têm o poder de os “virarem do avesso”, mas chegam à conclusão de que este avesso é o lado certo. As mães que o digam!

Desde a descoberta da gravidez, todo cuidado é pouco. A partir daí começam diversas opiniões: “Você não pode comer isso”, “Não faça exercícios para não perder o bebê”, “Não ande com chave perto de você”… É tanto “conselho” que a gestante acaba se perdendo e ficando sem saber por onde começar ou a quem seguir.

No entanto, independente de qualquer coisa, a opinião do médico nunca deve ser ignorada. Ciente destes dilemas, medos e tantas dúvidas que surgem neste período, a Dica de Lingerie preparou para você, MAMÃE, o -ebook “A melhor gravidez do mundo: saudável, confortável e feliz!”.

Aqui você encontra informações do mundo materno em vários tópicos que envolvem assuntos de nutrição, atividade física, dicas de beleza e outros. Sendo assim, se acomode e deguste este e-book que esperamos ser totalmente útil para este momento tão importante da sua vida.

A Dica de Lingerie deseja uma ótima leitura!