Amamentação

Você Sabe Quais São Os Alimentos Essenciais Na Amamentação Das Lactantes?

Confira os alimentos essenciais na amamentação

Sutiã Amamentação Mescla Lilás / Preto com Renda

O período da amamentação, conhecido com lactação, é uma fase em que ocorre muitas mudanças no corpo da mulher. Essas mudanças são originadas desde a gestação, como é o caso da produção de leite.

Muitas mães não sabem, mas existe uma relação entre alimentação e leite materno. Até porque, tudo o que ela come pode influenciar no organismo do bebê. Sem esquecer também que se não haver cuidado, ela pode vir a sentir fraqueza e até desmaiar.

Confira abaixo tudo sobre os alimentos essenciais na amamentação.

Alimentos essenciais na amamentação

Alimentação saudável

Para começar, é imprescindível que a alimentação da mãe seja totalmente saudável. Para isso, dê preferência aos alimentos naturais que são ricos em nutrientes. Eles garantem uma nutrição adequada ao organismo.

Com o corpo mais nutrido, há também maior disposição e energia, pois o organismo passa a funcionar adequadamente. Não deixe faltar: frutas, verduras, legumes, cereais, integrais, leguminosas e demais alimentos considerados saudáveis.

Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo. Sem o consumo adequado desses nutrientes, o organismo acaba respondendo. O resultado é a fraqueza, tontura, mal estar e até desmaios, pois ocorre baixa de glicose sanguínea.

Opte, portanto, por alimentos fontes de carboidratos complexos: cereais integrais (arroz, aveia, milho, quinoa, etc.), sementes (linhaça, chia, gergelim, etc.), leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha), oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim, amêndoa, etc.), raízes e verduras.

Proteínas

As proteínas também são essenciais, principalmente para dar força. Isso porque esses nutrientes são os responsáveis pela construção  e fortalecimento muscular.

Portanto, escolha alimentos fontes de proteínas, indicados para serem consumidos, são os de origem animal. Entre eles estão: como carne bovina magra, aves, peixes e ovos, pois são os ricos em proteínas de alto valor biológico.

Gorduras boas

As gorduras boas também são excelentes fontes energéticas e, por isso, devem ser consumidas diariamente pelas lactantes.

Elas estão presentes em alimentos como oleaginosas: azeite de oliva extravirgem, óleo de coco extravirgem, frutas como abacate, sementes como chia e linhaça e peixes como sardinha, atum, carpa, truta, entre outros.

Vitaminas

Quando falamos de vitaminas, estamos nos referindo a algumas preparações

Para preparar as vitaminas, você pode combinar alimentos como frutas, leite, oleaginosas, sementes e até suplementos energéticos. Estes suplementos, para serem consumidos, devem ter indicação médica ou nutricional.

Ferro

O ferro é um nutriente essencial para a lactante, pois evita o aparecimento da anemia. Esta condição geralmente causa vários sintomas, entre eles fadiga e fraqueza.

As fontes alimentares de ferro são os alimentos de origem animal (carnes e vísceras) e alimentos de origem vegetal (leguminosas e vegetais de cor verde-escura).

No caso dos alimentos vegetais, estes devem ser consumidos associados a alimentos fontes de vitamina C como laranja. Outros são: limão, acerola, kiwi, entre outros, para que o ferro desses alimentos seja absorvido.

Cálcio

Muito importante para toda grávida, o cálcio é outro mineral que deve estar no cardápio.

O cálcio tem o poder de regular de regular os processos do organismo materno, além de ser um grande aliado no sistema ósseo.

Os alimentos que contém cálcio são: leite desnatado, iogurte integral, leite integral e queijo contage. Obviamente que este é um resumo da quantidade de alimentos que contém cálcio.

Vitamina D

A vitamina D é um nutriente tão importante quanto o cálcio para os ossos. É essa vitamina que ajuda na deposição de cálcio nos ossos, ou seja, ela facilita a absorção de cálcio dos alimentos.

A vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos, mas a melhor forma de obtenção é através do sol. Por isso, você pode se expor diariamente ao sol não muito forte por 15 a 20 minutos. Esse tempo já é o suficiente para garantir uma boa quantidade de vitamina D diária.

Alimentos essenciais na amamentação

Triptofano

O triptofano, mais um dos alimentos essenciais na amamentação, é m aminoácido que, entre outras funções, é um precursor da serotoninam – um hormônio que participa do processo do sono. Ele também ajuda a a combater a ansiedade e o estresse, melhorando a disposição do corpo.

Por isso, o triptofano também é um nutriente indicado para a lactante. Ele é classificado como um aminoácido essencial e, por isso, só pode ser obtido através da alimentação. Você pode encontrá-lo em alimentos como leite e derivados.

Confira também esta dica

Alimentos essenciais na amamentação

Para complementar esta DICA, consulte uma nutricionista para acompanhamento da alimentação durante a amamentação. Aproveite e confira as lindas peças para lactantes que a Dica de Lingerie tem reservada para você.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *