Estudos comprovam que animais e crianças podem, sim, conviver com seus bichinhos

No passado, era comum ouvir que pets poderiam ser os principais responsáveis pelas alergias das crianças, mas tudo mudou. Hoje, diversos estudos provam o contrário e recomendam o convívio entre os bichinhos e elas.
Se o seu filho já implorou para ter um amigo de pelos em casa e você está com algum receio, vale ler este artigo sobre os 5 benefícios da relação entre animais e crianças.
1 – O sistema imune será fortalecido
Como dissemos no início deste artigo, há comprovação científica de que os pets fazem bem a uma criança. Uma delas, é entender que a presença de um animal em casa ajuda como “treino” para que as defesas aprendam a lidar com agente externos, no caso os pelos.
Em outras palavras, se a criança que fica enclausurada com pouco contato com o ambiente externo e com animais, tem mais chance de adquirir uma doença e até mesmo alergia.
2 – Desenvolvimento e socialização
O pet irá ajudar com habilidades de autocontrole, socialização e capacidade efetiva. Mas, como isso pode acontecer, você deve estar se perguntando. Simples! Ter um companheiro ajuda a interpretar sentimentos e necessidades de outro ser. Além disso, a convivência entre animal e criança reflete na empatia.
3 – Controla o estresse e a ansiedade
Dos benefícios do convívio entre animais e crianças, estão o controle do estresse e da ansiedade, o que é válido também para os idosos. Conviver com animais, faz com que o cérebro estimule a produção de ocitocina. A ocitocina é produzida pelo próprio corpo e atua como uma espécie de calmante.
4 – Estimula o cérebro
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o convívio com os animais faz com que as crianças queiram imitá-los. Este é o principal estímulo para o desenvolvimento das crianças, que estão com o cérebro em formação ainda.
5 – Incentivo para as atividades físicas
Chega daquela história de que só vai começar na segunda. Aproveite para sair com a família, inclusive com as crianças para cuidar dos pets. Os pets também necessitam se exercitar, pois o efeito da atividade física é o mesmo que acontece com as pessoas.
Estas foram as 5 dicas de habilidades entre crianças. Vale lembrar, entretanto, que é preciso ter total cuidado ou querer adotar um novo amigo É preciso entender que ele bebem, comem , vestem, além de uma possível ida ao veterinário.
Para a gestante que quer ter um pet, ficam estas novas dicas.
