5 benefícios da relação entre animais e crianças

Estudos comprovam que animais e crianças podem, sim, conviver com seus bichinhos

Boa parte das crianças amam animais
Boa parte das crianças amam animais

No passado, era comum ouvir que pets poderiam ser os principais responsáveis pelas alergias das crianças, mas tudo mudou. Hoje, diversos estudos provam o contrário e recomendam o convívio entre os bichinhos e elas.

Se o seu filho já implorou para ter um amigo de pelos em casa e você está com algum receio, vale ler este artigo sobre os 5 benefícios da relação entre animais e crianças.

1 – O sistema imune será fortalecido

Como dissemos no início deste artigo, há comprovação científica de que os pets fazem bem a uma criança. Uma delas, é entender que a presença de um animal em casa ajuda como “treino” para que as defesas aprendam a lidar com agente externos, no caso os pelos.

Em outras palavras, se a criança que fica enclausurada com pouco contato com o ambiente externo e com animais, tem mais chance de adquirir uma doença e até mesmo alergia.

2 – Desenvolvimento e socialização

O pet irá ajudar com habilidades de autocontrole, socialização e capacidade efetiva. Mas, como isso pode acontecer, você deve estar se perguntando. Simples! Ter um companheiro ajuda a interpretar sentimentos e necessidades de outro ser. Além disso, a convivência entre animal e criança reflete na empatia.

3 – Controla o estresse e a ansiedade

Dos benefícios do convívio entre animais e crianças, estão o controle do estresse e da ansiedade, o que é válido também para os idosos. Conviver com animais, faz com que o cérebro estimule a produção de ocitocina. A ocitocina é produzida pelo próprio corpo e atua como uma espécie de calmante.

4 – Estimula o cérebro

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o convívio com os animais faz com que as crianças queiram imitá-los. Este é o principal estímulo para o desenvolvimento das crianças, que estão com o cérebro em formação ainda.

5 – Incentivo para as atividades físicas

Chega daquela história de que só vai começar na segunda. Aproveite para sair com a família, inclusive com as crianças para cuidar dos pets. Os pets também necessitam se exercitar, pois o efeito da atividade física é o mesmo que acontece com as pessoas.

Estas foram as 5 dicas de habilidades entre crianças. Vale lembrar, entretanto, que é preciso ter total cuidado ou querer adotar um novo amigo É preciso entender que ele bebem, comem , vestem, além de uma possível ida ao veterinário.

Para a gestante que quer ter um pet, ficam estas novas dicas.

Imagem extraída do Jornal Extra

Você também pode gostar...