Gestante e Grávida

Coceira na gravidez? Veja por que acontece e como amenizar!

Coceira na gravidez

A coceira é um sintoma pouco comentado da gravidez, mas não é tão incomum assim. Confira por que a coceira acontece, o que podemos fazer para aliviá-la e em quais situações ela pode sinalizar risco para mãe e bebê.

Por que acontece?

Para gerar um bebê, o hormônio HCG age no corpo da mulher. Este hormônio pode ressecar a pele, o que causa coceira.

Junto a isso, geralmente lá pela 26ª semana de gravidez, aparecem as estrias. Elas podem aumentar a coceira em certas áreas como seios, quadris, e é claro, barriga, porque com o crescimento destas áreas, aconteceu um rápido estiramento e rompimento das fibras de colágeno da pele.

Como aliviar a coceira?

1- Beber água com frequência: hidratar-se é muito bom para a gravidez, e um dos benefícios é cuidar da saúde da pele, ajudando a evitar as estrias e coceira.

Coceira na gravidez

2- Controle o peso: evitar o ganho de peso em excesso na gravidez é essencial para ajudar a amenizar o estiramento da pele e a coceira.

3- Hidratar a pele: use óleos como o de uva e amêndoa, ou cosméticos liberados pelo seu médico para manter a pele constantemente hidratada.

4- Sutiãs que ofereçam sustentação e cintas para gestante: ainda na gravidez, os seios podem sofrer aumento de volume, pois o corpo já está se preparando para amamentar. Este aumento súbito e o peso causam o estiramento da pele, por isso manter uma sustentação com conforto é muito importante.

Coceira na gravidez

No terceiro trimestre, a grávida já pode aproveitar para adquirir os sutiãs com cliques de amamentar, e existem vários modelos que oferecem sustentação com muito conforto para os seios. Para conferir vários modelos, clique aqui.

As cintas e calcinhas cinta para gestante ajudam a sustentar o peso da barriga e evitar o estiramento da pele, sem apertar ou prejudicar o bebê.

5- Tenha a prática de exercícios na sua rotina: dentre outras vantagens como deixar o corpo mais resistente para suportar o peso da barriga e também para o parto e pós-parto, os exercícios também ajudam a controlar o peso.

6- Tomar banho morno: sim, morno, e não quente.

Em quais casos a coceira pode significar algo mais sério?

  • Mãos e pés coçando muito? Neste caso, pode se tratar de uma condição específica chamada eritema palmar. É uma condição causada pela grande quantidade do hormônio estrogênio, o que causa alterações vasculares. Mas, calma. Apesar de incômodo, isto costuma ser benigno e desaparece naturalmente depois do parto.
  • Qual situação merece alerta? Quando a coceira é muito intensa, a ponto de tirar o seu sono, ou uma coceira no corpo todo. Nesse caso pode ser sinal de problemas renais ou colestase obstétrica (uma alteração hepática capaz de causar danos ao bebê). Por isso, requer assistência emergencial. Outros sinais desse problema são: pele amarelada e urina escura. Então, notando estes sintomas, procure ajuda médica imediatamente.
  • Se for alguma alergia, o médico pode receitar um comprimido com anti-histamínico ou uma pomada com corticoides leves.

Procure o seu médico para que ele possa investigar a intensidade da coceira, o horário em que ela ocorre e o aspecto da irritação e realizar o diagnóstico preciso.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *