Amamentação

Como amamentar na volta ao trabalho? Veja as dicas!

amamentaçãoo-trabalho

Como manter a amamentar na volta ao trabalho?

Quando essa hora chega, é muito difícil nos separar do nosso bebê! Tanto pela saudade quanto pela necessidade e a vontade de manter a amamentação normalmente.

Amamentar volta trabalho

Para facilitar esse processo, saiba agora algumas dicas para ter uma boa rotina de amamentação e lidar com isso da melhor forma possível, sem atrapalhar você e o bebê.

1- Apoio de todos a volta!

A mulher vai precisar de um tempo para se dedicar a retirada do leite. Isso pede um ambiente amigável para que ela possa realizar a extração de leite a vontade, com o entendimento dos colegas. Para isso, é preciso apoio de todos a volta.

Todos precisam saber o quanto o leite materno é importante!

Quanto mais apoio as mães recebem dos colegas de trabalho, mais sucesso elas têm em manter a amamentação, aponta um estudo publicado na revista Health Communication. Esse suporte é tão importante quanto o da própria família e dos amigos mais próximos.

Em casa, tente amamentar sempre antes de sair, se encontrar o bebê na hora do almoço e sempre que estiver em casa. Caso você faça o uso de bomba de extração de leite, limpe-a toda vez que usar o aparelho, antes e depois da ordenha, para evitar infecções para o bebê.

2- Para facilitar a vida!

Uma dica para facilitar a extração de leite sem que a roupa também seja um obstáculo é o uso dos sutiãs ou camisetas de amamentação para o acesso fácil às mamas. Você pode usá-los com blusas de botão para o processo ficar ainda mais prático.

Amamentar volta ao trabalho

Já as camisetas e body de amamentação podem ser usados sem precisar do sutiã. Elas também ajudam a compor o visual sem que seja preciso combinar muitas roupas ou ficar com a barriga de fora!

camisa_amamentação
Camiseta com cliques de amamentação, para comprar é só clicar aqui!

É importante explicar a sua rotina ao seu pediatra e pedir orientações para ele. Mas saiba algumas dicas para manter o aleitamento materno após a volta ao trabalho:

3- Dicas importantes de rotina para ajudar a manter a amamentação:

Antes de voltar ao trabalho:

  • Conheça seus direitos;
  • Conheça as facilidades para a retirada e armazenamento do leite no local de trabalho (privacidade, freezer, horários);
  • Pratique a ordenha do leite (de preferência manualmente) e congele para usar no futuro;
  • Inicie o estoque de leite 15 dias antes do retorno ao trabalho.

Após voltar ao trabalho:

  • Amamentar com frequência quando estiver em casa, inclusive à noite;
  • Evite mamadeiras, ofereça a alimentação por copinho e colher;
  • No trabalho, esvazie as mamas por meio de ordenha e guarde o leite em congelador. Leve para casa e ofereça ao bebê no mesmo dia ou no dia seguinte ou congele. O leite pode ser conservado em geladeira por 12 horas e, no freezer ou congelador, por 15 dias;
  • Para alimentar o bebê com leite ordenhado congelado, esse deve ser descongelado e aquecido em banho-maria fora do fogo. Antes de oferecê-lo à criança, ele deve ser agitado suavemente para homogeneizar a gordura;
  • Aprenda a fazer a ordenha manualmente e armazenar com segurança.
  • Aprenda como dar o leite ao bebê usando o copinho.

 Vale lembrar! Todos ao redor precisam prezar pela amamentação, para que a mãe possa combinar com seus colegas e patrões a melhor forma de mantê-la.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *