Gestante e Grávida

Como dormir melhor durante a gestação? Veja 6 dicas!

sono gestante dormir melhor

Gravidez dá um sono… Mas como dormir de forma confortável com o corpo cheio de alterações, não é mesmo? As posições que você estava acostumada antes da gravidez já não são tão boas assim, e quando mais a barriga cresce, mais o problema aumenta!

Problemas para dormir na fase da gestação, são comuns e podem ocorrer devido a fatores físicos ou emocionais que contribuem para o desconforto durante a noite.

Veja abaixo algumas dicas para ter um dormir mais tranquila na gestação:

1- Comece pelo básico:

Mantenha o quarto arejado e use lingeries, pijamas ou camisolas adequadas para o seu corpo em transformação, que possuam tecido macio e sem nada te apertando.

Você também já pode aproveitar para ter um pijama ou camisola que seja útil para o pós-parto e que venha com “click” ou abertura na parte dos seios para amamentação.

Gravida confortável de lingerie

2- Ah, os enjoos!

No primeiro trimestre, quando a barriga ainda não está tão modificada, são os enjoos que podem atrapalhar. Eles podem surgir pela manhã, mas também podem aparecer à noite. Eles acontecem por causa do excesso de hormônios que deixa o transporte da comida pelo sistema digestivo mais lento. Cuide da sua alimentação: jante mais cedo, coma menos quantidade em intervalos mais curtos e faça uma refeição leve. Evite alimentos pesados como frituras.

3- Beba bastante água e diminua o sal.

conjunto gestante grávida gestação

 

 

Isso ajuda a diminuir a retenção de líquido e consequentemente o inchaço na gravidez.

4- Mas… e o xixi?

Mas e quando a barriga já está maior e as idas ao banheiro são o que também atrapalha o sono? A dica nesse caso é evitar líquidos duas horas antes de dormir, e quando for ao banheiro, tente eliminar o máximo de urina por vez.

5- Dormir apoiada sobre o lado esquerdo é importante.

Principalmente ao fim da gravidez, é a posição mais indicada, diminuindo inclusive o risco de morte prematura do bebê.

6- Fique tranquila.

Concentre-se em pensamentos relaxantes. Eu sei que mesmo com mais sono, a ansiedade e o medo do que está por vir podem atrapalhar. Uma boa dica para lidar com as ansiedades é se manter informada sobre o assunto, assim você pode se sentir mais segura, sabendo como se prevenir e como remediar as questões que envolvem a sua própria gestação.

Gostou? Continue lendo artigos sobre gravidez, maternidade, amamentação e pós-parto clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. a. u diz:

    Excelente texto sobre o assunto! Gostaria de aproveitar e deixar uma leitura complementar sobre como dormir durante a gravidez, caso queira saber um pouco mais: https://planodesaude.net.br/blog/cuidado-saiba-as-posicoes-corretas-para-dormir-na-gravidez/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *