Gestante e Grávida

Autoestima na gravidez 5 dicas importantes

autoestima na gravidez

A gravidez é uma fase especial na vida de toda mulher. No entanto, ela traz inúmeras mudanças que irão se estender para o resto da vida. Apesar de ser um período cheio de alegrias, gerar uma nova vida também muda o corpo feminino, o que pode, muitas vezes, causar inseguranças e problemas de autoestima na gravidez.

Fato é que, nesse momento delicado, é preciso dar uma atenção especial ao que se sente e praticar alguns cuidados para continuar se sentindo bonita e atraente. Afinal, a gravidez é um momento especial e é totalmente possível passar por ela sem perder a autoestima. Acompanhe!

1. Reserve um momento para você

Desde o momento em que se descobre a gravidez, a mãe assume seu papel e muitas vezes acaba se esquecendo da mulher que existe dentro dela. Em meio a enxovais, cursos de como cuidar do bebê e todos os cuidados que o período exige, é preciso parar e reservar um tempo para você.

Vá ao cabeleireiro, manicure e faça uma massagem (se for permitido pelo seu médico). Passe no shopping, tome um café com uma amiga e aproveite sua companhia nos momentos de conforto em que estiver sozinha.

2. Continue a fazer atividades físicas

A grande maioria das gestantes são liberadas por seus médicos para o exercício físico, que inclusive pode até ajudar no parto natural. Nesse caso, é interessante realizar atividades leves, como o pilates e yoga.

A dica nesse caso é não ultrapassar seus próprios limites e nem tentar uma atividade muito diferente, e sim continuar naquela em que você já está habituada, sempre acompanhada por um profissional. A atividade física ajudará na redução do inchaço e também a controlar o ganho de peso, além de deixar o corpo muito mais disposto.

3. Cuide bem da alimentação

Tente não exagerar pensando na teoria de que se deve comer por dois. Durante a gravidez, é preciso comer o mais natural possível e excluir frituras, alimentos muito gordurosos e carboidratos em excesso. Inclua frutas, verduras e legumes em todas as refeições principais. Assim, é possível ter a dose ideal de vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa nessa fase.

Além de ser saudável para o bebê, uma alimentação natural e rica em fibras pode ajudar seu intestino a funcionar bem, já que na gestação os médicos já alertam que o intestino pode ficar um poco mais preso . Assim, a aparência da pele, dos cabelos e das unhas também melhora.

4. Cuide da sua aparência e dos seus looks

Não é por que você está gravida que precisa fugir do seu estilo e usar roupas que não tem nada a ver com ele. Hoje, as lojas especializadas em gestantes estão repletas de peças cheias de estilos que cabem nas futuras mamães.

Além disso, é importante não deixar seu lado sensual de lado: compre lingeries, sapatos e acessórios que fazem você se sentir bonita.

Autoestima na gravidez

Autoestima na gravidez

5. Tenha calma e aprenda a gostar de si mesma

Como o corpo feminino se transforma durante a gravidez, é preciso entender que a beleza da mulher está nas infinitas fases que seu corpo é capaz de passar. Se olhar no espelho e reconhecer seus pontos fortes, todos os dias, ajuda a criar uma relação melhor consigo mesma. Ademais, não se cobrar tanto para atingir padrões ou simplesmente estar deslumbrante todos os dias.

A autoestima na gravidez precisa ser levada a sério e cultivada pelas mulheres dia após dia. Se gostar faz parte de um processo que pode ajudar a afastar a depressão e viver melhor para educar a nova vida que está por vir!

E então, que tal começar a se cuidar? Veja alguns cuidados que as grávidas devem tomar para praticar atividade física.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *