Gestante e Grávida

Saiba como lidar com gases durante a gravidez

Todas as pessoas têm gases, sejam elas homens ou mulheres, afinal, isso faz parte do bom funcionamento do nosso corpo! Mas você sabia que as mulheres sofrem mais com os gases na gravidez?

como lidar com gases na gestação

Embora o aumento de gases durante a gestação seja muito comum, muitas grávidas têm vergonha de contar ao médico ou a uma amiga que também está gestante que sofrem com esse probleminha.

Se esse é o seu caso, este texto foi feito especialmente para você! Sabemos que esse é um assunto delicado e que causa vergonha, por isso trouxemos aqui várias dicas que vão ajudar você, mamãe, a lidar com este problema.

Gostou da ideia? Então confira nossas dicas!

O que causa os gases na gravidez?

Os hormônios são os grandes causadores do aumento de gases e demais alterações intestinais durante a gestação.

A progesterona (hormônio muito presente no corpo da mulher grávida) é responsável por desacelerar o metabolismo da mulher, retardando a velocidade da digestão dos alimentos, o que causa os famosos gases nas gestantes. O corpo reage dessa forma para que a nutrição do feto seja realizada corretamente.

Esse mesmo hormônio também relaxa os tecidos do corpo como forma de preparar a mulher para o parto. O sistema digestivo também sofre com esse relaxamento muscular, logo, o controle da saída de gases é afetado, o que causa o “estoque” de gases dentro do corpo da mamãe.

Outro causador para o desconforto abdominal é o crescimento do bebê. Conforme o útero vai pressionando o estômago e os intestinos, mais vagarosa fica a digestão e mais comprimidos ficarão os gases. É nesse momento em que as dores surgem.

Como cuidar da alimentação?

short doll amamentação

Apostar em uma alimentação balanceada é a melhor forma de combater a formação de gases. A mamãe deve ingerir sementes, alimentos ricos em fibras, legumes e frutas. Além de reduzir os gases, esses alimentos facilitam a evacuação — muitas gestantes também sentem dificuldade em ir ao banheiro, mais isso é normal na gravidez. Segundo nossa cliente Patrícia relata que quando foi a primeira consulta a médica já falou que poda acontecer do intestino ficar preso, ai já foi tomando cuidado em se alimentar bem com pelos menos 5 porções de frutas e bebendo de 2 á 3 litros de água por dia.

É importantíssimo que você evite comer feijão, brócolis e alimentos crus como couve ou cebola. Leite e comidas gordurosas também estimulam a produção e o acúmulo.

A forma como a mulher come também influencia muito na formação de gases. Evite consumir porções exageradas de comida, em vez disso, opte por aumentar o número de refeições e diminuir o tamanho das porções. Uma refeição pequena e saudável e uma boa mastigação garante uma melhor digestão e, logo, reduz os gases.

Exercícios podem ajudar?

Ficar sentada ou deitada muito tempo só dificulta a saída dos gases. Gestantes que passam muito tempo paradas sofrem de sensação de inchaço e cólicas.

Praticar atividades físicas é um fator essencial para manter o intestino funcionando. E além de ajudar no funcionamento do intestino, movimentar o corpo ajuda a liberar os gases que estão “presos”.

As gestantes podem sim praticar esportes — na verdade, elas devem praticar esportes! Exercício durante a gravidez é ótimo para manter a saúde da mamãe sempre em dia.

Vale lembrar que você deve sempre pedir a opinião do seu médico, ele saberá indicar qual tipo de atividade é a mais adequada para você e para o seu bebê.

Blusa gestante fitness

Qual o tipo de roupa ideal para evitar o problema?

Roupas justas ou apertadas tendem a comprimir ainda mais os gases dentro do corpo da gestante, gases estes que já estão pressionados pelo crescimento da barriga.

Portanto, opte por roupas mais largas e confortáveis. Afinal, usar roupas apertadas, além de aumentar o desconforto causado pelos gases, também pode causar má circulação ou até mesmo prejudicar o desenvolvimento do bebê.GasesGases

Esperamos que essas dicas sejam capazes de aliviar o seu sofrimento. Mas, se os incômodos na gravidez persistirem, não sinta vergonha de ir a um médico! Gases na gravidez são totalmente normais, o que não é normal é sentir dor por não conseguir liberar esses gases.

Gostou do conteúdo? Então nós convidamos você, leitora, a conferir este post em que nós damos dicas de como acompanhar o crescimento da barriga e do bebê.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *