Como saber se o bebê está com fome? Veja os sinais!

bebê-fome-sinal

Será que o meu bebê está com fome? 

É uma preocupação normal, e existem mais sinais que ele dá além do choro! Você sabia?

E por que é interessante saber isso? Bom, nós precisamos saber reconhecer rapidamente os sinais de fome do bebê, porque quanto mais tempo ele demorar para saciar a fome, mais ele fica agitado. E isso torna a pega cada vez mais difícil.

camiseta de amamentar amamentação
Bebê e mamãe com a camiseta de amamentar HC21

Não é só o choro que nos indica que o bebê quer mamar. Na verdade, quando ele chora, já é um sinal tardio de fome. E antes de chegar nesse estágio, já podemos saber quais são as pistas que ele dá avisando que vai querer mamar.

Saiba agora esses comportamentos, ou o que também é chamado de dicas da pré-amamentação.

Dicas da pré-amamentação:

O bebê irá:

– Abrir a boca;
– Esticar a língua;
– Virar a cabeça para lado procurando o peito;
– Fazer movimentos ou sons de sucção;
– Sons suaves de gemido;
– Colocar a mão na boca ou chupar/morder as mãos, dedos, lençol ou qualquer objeto que toque sua boca;
– Movimentar a cabeça para frente e para trás, franzindo as sobrancelhas;
– Agitação e choro.

Essas informações foram divulgadas na Cartilha da FEBRASGO sobre amamentação. E, sabendo disso, precisamos estar sempre preparadas para amamentar os nossos pequenos.

A dica é usar sempre roupas e lingeries que facilitem a vida! Para que você possa amamentar onde estiver, sem obstáculos. E para não precisar fazer aquela “gambiarra” combinando várias roupas, existem as camisetas de amamentação.

Com elas, nós podemos amamentar sem precisar ficar com a barriga de fora, e como os sutiãs de amamentação, já possuem os cliques que nos permitem abrir e fechar facilmente a região dos seios.

camiseta amamentação amamentar renda
Pronta para amamentar com a camiseta Dica023

Vamos falar sobre o choro?

O choro do bebê pode muitas vezes confundir as mamães. Em alguns casos, até deixá-las constrangidas, o que não faz sentido, pois é normal que o bebê chore, não é mesmo? Pense bem: no início da vida, essa é a única forma que ele tem para se comunicar. Conforme vai crescendo, ele irá aprendendo outras formas de comunicação.

bebê recém nascido

Algumas chegam a pensar que o seu leite não sustenta, pois acham que ele está chorando porque está com fome. Mas não existe leite fraco. O choro pode significar várias outras coisas além de fome.

Ele pode chorar por estar com cólica, frio ou calor, molhado, sono ou simplesmente querendo atenção e colo. Alguns bebês também tem mais dificuldade nessa adaptação da vida de dentro para fora do útero, e por isso ele chora um pouco mais.

Fique tranquila! Com o tempo você irá se acostumando a identificar o que ele quer dizer.

Fontes: Cartilha da FEBRASGO; Min. da Saúde.

Para ler mais dicas de cuidados com o bebê, é só clicar aqui!

Você sabe identificar se o bebê está com calor ou frio? Conheça todos os sinais para você aprender a identificar isso facilmente clicando aqui!

Você também pode gostar...