Dicas para as mães

Como trabalhar ou estudar com as crianças em casa?

Trabalho e crianças e casa

Primeiro de tudo: Se você tentar conciliar trabalho ou estudo e crianças sem um plano, provavelmente acabará sentindo que não está se saindo tão bem em nenhuma das áreas.

Por isso, confira algumas dicas para trabalhar ou estudar com crianças em casa:

ORIENTANDO SEUS FILHOS

Mesmo que eles sejam na maior parte do tempo uns anjinhos, eles às vezes também podem ser ativos, aventureiros, agitados, afetuosos… Bom, se os seus filhos estão acostumados a ter toda a sua atenção quando você está em casa, será necessário facilitar a ideia de que “a mamãe está aqui, mas não está disponível”. Você não pode simplesmente avisar que as coisas irão mudar no dia x e esperar que mudem como mágica.

Como fazer?

1- DANDO A NOTÍCIA DE FORMA EFICIENTE

Com crianças de 4 anos ou mais, sentar para conversar é uma boa ideia. Diga a eles que você está planejando trabalhar em casa e pergunte como eles se sentem sobre isso. Explique a eles que pode ser difícil porque você estará lá, mas precisará se concentrar no seu trabalho quando chegar a hora de trabalhar. Pergunte se eles têm alguma dúvida ou preocupação e resolva-os com antecedência. Ouça-os de verdade! Você PRECISA que eles façam um ótimo trabalho em ajudá-la, por isso respeite a opinião deles. Faça parecer como uma aventura – onde você precisará que eles sejam seus companheiros para ter sucesso nela.

2- FAZENDO E CUMPRINDO PROMESSAS

Tente não fazer chantagens para evitar o mal comportamento, tipo “se você prometer não fazer algo de errado, eu comprarei um brinquedo para você”. Por quê? A ideia é que você está pedindo que os seus filhos sejam seus parceiros de trabalho. A adesão e o bom comportamento deles são fundamentais para o seu sucesso como trabalhador em casa, e eles podem ser recompensados ​​pela colaboração e “trabalho” deles. Você pode fazer um calendário no qual as crianças ganham estrelas por um ótimo comportamento, e depois de atingida uma determinada meta, podem receber dinheiro por uma recompensa. Pode ser tão simples quanto “uma ida à loja de biscoitos com X reais quando você ganhar 10 estrelas”. Além de te ajudar a ter o ambiente de trabalho necessário, ensina às crianças o valor do trabalho.

Se você não quiser recompensar seus filhos com “coisas”, experimente as recompensas do tipo uma ida ao parque ou qualquer outro lugar legal, noite de cinema e pipoca no sofá, piquenique no quintal ou em uma barraca de cobertor da sala de estar, etc.

3- SEPARAR OS ESPAÇOS

Determine um espaço de trabalho e regras para o que pode e o que não pode acontecer nessa área. As crianças são muito visuais. Delimitar uma área específica que eles possam ver e conhecer que é o seu escritório ajudará a lembrá-los de que existem certas expectativas nessa área. Algumas mães não tem um espaço separado para um escritório e trabalham na sala de jantar, por exemplo. Neste caso, coloque uma plaquinha que sinalize que você está trabalhando.

4- FAÇA LEMBRETES SONOROS OU VISUAIS

No calor do momento, as crianças podem facilmente esquecer novas regras e voltar aos comportamentos antigos. Colocar pistas visuais pode ajudar muito!

Algumas ideias divertidas são:

  • Chapéu das chamadas importantes – Alguns momentos são mais importantes que outros. Quando uma ligação REALMENTE importante chegar, coloque um chapéu que os interrompa quando eles se estiverem indo em sua direção para pedir um biscoito. Isso funciona melhor se você deixar seus filhos escolherem e /ou criarem o chapéu. E, ah, NÃO use o chapéu demais para não perder o impacto.
  • Sinal do abraço – Providencie um sino, um som no celular ou algo para deixar na sua mesa e quando você tiver alguns minutos livres, toque o sinal para que as crianças saibam que VOCÊ pode dar um abraço. É bom para vocês dois, mas será divertido para eles, porque eles sentirão que estão indo fazer um favor a você.

5- COMEMORE!

Não é fácil conciliar trabalho e crianças em casa, mas, depois de completar um mês, faça um bolo e crie uma pequena comemoração para agradecer os seus filhos por ajudá-lo a fazer funcionar. Quanto mais você aprecia suas contribuições positivas para o seu sucesso, mais eles se sentirão envolvidos e parceiros.

Gostou das ideias? Compartilhe com as outras mamães!

Se você é mãe e ainda pretende empreender, confira as dicas que separamos pra você clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *