
Já são milhares de vítima contaminadas pelo coronavírus em diversas partes do mundo, desde dezembro de 2019. Aqui no Brasil, até a presente data, são 25 casos já confirmados.
Muita gente está assustada e buscando informações. Para quem está gestante não é diferente e a preocupação é ainda maior.
Por isso, preparamos este artigo com informações sobre coronavírus x gravidez com informações já divulgadas até agora por sites especializados. Vale a pena ficar por dentro, pois, todo cuidado é pouco.
CORONAVÍRUS X GRAVIDEZ, O QUE SE SABE ATÉ AGORA?
A Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) divulgou orientações acerca do coronavírus x gravidez. Segundo o texto, por se tratar de uma doença de contaminação recente, ainda não há conhecimento específico sobre o assunto para poder elaborar protocolos.
Entretanto, caso a gestante venha a ter comprometimento respiratório, isso poderá prejudicar o bebê por falta de oxigenação.
As recomendações, de acordo com a Febrasgo, seguem as mesmas para infecções causadas por outros vírus, como o H1N1.
” Para o atendimento pré-natal de gestantes sem risco epidemiológico ou clínico para a infecção pelo COVID-19, os cuidados serão aqueles usuais com a higienização das mãos. No entanto, para o atendimento de gestante classificada como ‘caso suspeito’ ela deverá utilizar máscara de proteção e o profissional deverá utilizar máscara, luvas, óculos e avental”.
A GESTANTE PODE TRANSMITIR O VÍRUS PARA O BEBÊ?
Ainda não há informação se o coronavírus pode ser transmitido da mãe para o filho que está entro da barriga.
Em Wuhan, na China, houve um caso de bebê que foi diagnosticado 30 horas após o nascimento. A mãe já havia contraído o vírus.
Houve, também, outros dois casos de duas crianças que foram diagnosticadas, o que levantou suspeita sobre um novo jeito de transmissão.
ENTENDA MAIS RECOMENDAÇÕES
A Febrasgo explica que, para gestantes sem risco epidemiológico, os cuidados devem ser os mesmos de outros vírus como H1N1, como lavar as mãos, segundo mostrado na figura a seguir:

• Usar sabão ou detergente;
• Esfregar as palmas das mãos;
• Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
• Esfregar as pontas dos dedos e as unhas;
• Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.
Além disso, a gestante deve evitar lugares com grandes aglomerações de pessoas, contato com pessoas febris, e contato com pessoas apresentando manifestações de infecção respiratória.
O QUE É O CORONAVÍRUS?
No site do Ministério da Saúde, é explicado que “coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19)”.
FORMAS DE CONTÁGIO
No momento atual, o mundo inteiro está em alerta. A recomendação inicial é evitar contatos, usar máscaras e sempre fazer a higienização correta das mãos. Para a grávida, essas recomendações não são diferentes. Confira a imagem:
