
O Dia Mundial Contra o Câncer (World Cancer Day) foi instituído há 20 anos pela pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, segundo os organizadores, é para mobilizar a todos, desde governo a indivíduos, sobre a importância do tema.
Entretanto, mesmo com a celebração, muitas pessoas só têm buscado informações sobre o câncer quando descobrem que têm a doença.
Por isso, a Dica de Lingerie preparou este artigo com informações sobre prevenção, tipos de câncer, tratamentos entre outros como forma de conscientização.
AFINAL, O QUE É CÂNCER?
O conhecimento sobre câncer ainda é genérico por parte de muitas pessoas. Para alguns, ele é definido como maligno ou benigno ou de outra forma mais rasa. Para entender, de fato, buscamos a definição do site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), como sendo “um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos”.

Estas células acabam se dividindo e, com isso, passam a ser muito agressivas e incontroláveis. Com isso, formam-se os tumores que podem se espalhar para outras partes do corpo.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER
No Brasil, dados dos institutos de saúde confirmam que os tumores são a segunda a segunda maior causa de morte.
Entre os 10 tipos de câncer mais comuns estão:
- Câncer de próstata
- Câncer de mama
- Câncer colorretal
- Câncer de pulmão
- Câncer de estômago
- Câncer de colo de útero
- Câncer de cavidade oral
- Câncer sistema nervoso central
- Câncer de esôfago
- Câncer na tireoide
QUEM PODE TER CÂNCER? Com dito anteriormente, o câncer é causado por um crescimento desordenado de células que invadem células e órgãos. Por isso, ninguém está imune. Neste caso, ficar atento aos sintomas é muito importante, pois, se tratado desde o início, as chances de cura serão maiores.
Entre os principais sintomas estão: caroços, que podem indicar vários tipos, dificuldade em engolir, tosse e rouquidão, alterações no funcionamento intestinal, perda de peso sem motivos, ferida que não cicatriza, entre outros.
É POSSÍVEL PREVENIR O CÂNCER?
Manter uma vida mais saudável, tanto física como psicológica é o melhor remédio na prevenção de várias doenças. Com o câncer não é diferente.
Isso inclui não fumar, se alimentar bem, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes; praticar atividade física, ter cuidado com o excesso de sol e também amamentar as crianças até os seis meses.
COMO É O TRATAMENTO?
Dado o diagnóstico, o médico oncologista conversará com o paciente sobre as opções de tratamento. Pode ser que ele se submeta à quimioterapia, cirurgia, radioterapia, imunoterapia ou medicina personalizada.
Ao falar com o médico, o paciente poderá sanar todas as dúvidas a cerca do tratamento, bem como os efeitos colaterais e eficácia.
Na Semana Mundial de Combate ao Câncer, conscientize-se enquanto à prevenção. Faça exames periódicos e mantenha uma vida saudável.