Amamentação

Semana do Dia Mundial Contra o Câncer: Entenda o Que é e Como Prevenir

O Dia Mundial Contra o Câncer (World Cancer Day) foi instituído há 20 anos pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, segundo os organizadores, é para mobilizar a todos, desde governo a indivíduos, sobre a importância do tema. 

Entretanto, mesmo com a celebração, muitas pessoas só têm buscado informações sobre o câncer quando descobrem que têm a doença. 

Por isso, a Dica de Lingerie preparou este artigo com informações sobre prevenção, tipos de câncer, tratamentos, entre outros, como forma de conscientização. 

AFINAL, O QUE É CÂNCER? 

O conhecimento sobre câncer ainda é genérico por parte de muitas pessoas. Para alguns, ele é definido como maligno ou benigno, ou de outra forma mais rasa. Para entender, de fato, buscamos a definição do site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), como sendo “um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos”. 

Imagem extraída do site INCA

Estas células acabam se dividindo e, com isso, passam a ser muito agressivas e incontroláveis. Com isso, formam-se os tumores que podem se espalhar para outras partes do corpo. 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER?

No Brasil, dados dos institutos de saúde confirmam que os tumores são a segunda maior causa de morte.

Entre os 10 tipos de câncer mais comuns estão:
  1. Câncer de próstata
  2. Câncer de mama
  3. Câncer colorretal
  4. Câncer de pulmão
  5. Câncer de estômago
  6. Câncer de colo de útero
  7. Câncer de cavidade oral
  8. Câncer sistema nervoso central
  9. Câncer de esôfago
  10. Câncer na tireoide

QUEM PODE TER CÂNCER?

Com dito anteriormente, o câncer é causado por um crescimento desordenado de células que invadem células e órgãos. Por isso, ninguém está imune. Neste caso, ficar atento aos sintomas é muito importante, pois, se tratado desde o início, as chances de cura serão maiores.

Entre os principais sintomas estão: caroços, que podem indicar vários tipos, dificuldade em engolir, tosse e rouquidão, alterações no funcionamento intestinal, perda de peso sem motivo, ferida que não cicatriza, entre outros.

É POSSÍVEL PREVENIR O CÂNCER?

Manter uma vida mais saudável, tanto física como psicológica, é o melhor remédio na prevenção de várias doenças. Com o câncer não é diferente.

Publicidade
Continua após a publicidade..

Isso inclui não fumar, se alimentar bem, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes; praticar atividade física, ter cuidado com o excesso de sol e também amamentar as crianças até os seis meses.

COMO É O TRATAMENTO?

Dado o diagnóstico, o médico oncologista conversará com o paciente sobre as opções de tratamento. Pode ser que ele se submeta à quimioterapia, cirurgia, radioterapia, imunoterapia ou medicina personalizada.

Ao falar com o médico, o paciente poderá sanar todas as dúvidas acerca do tratamento, bem como os efeitos colaterais e eficácia.

Na Semana Mundial de Combate ao Câncer, conscientize-se enquanto à prevenção. Faça exames periódicos e mantenha uma vida saudável.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *