Gestante e Grávida

É possível rebater os incômodos da gravidez?

rebater os incômodos da gravidez

Embora seja uma fase feliz e esperada na vida de muitas mulheres, a gravidez traz consigo alguns incômodos que exigirão jogo de cintura e paciência. O fato é que, mesmo grávidas, continuamos a realizar todas as atividades que realizávamos antes, com o diferencial de que agora há uma barriga a zelar. Embora não exista fórmula mágica para acabar com os incômodos da gravidez, há alguns truques e dicas para driblá-los.

Você precisa adaptar-se ao seu novo corpo (ainda que seja temporário) e buscar meios de sentir-se bem com ele. Pensando em ajudá-la, listamos abaixo algumas situações do dia a dia que não precisam deixar de ser prazerosas só porque você está grávida. Confira:

1. Dormindo como um anjo

No início da gravidez, você provavelmente sentirá muito sono. Passada essa fase e com o crescimento da barriga, as dificuldades para dormir tendem a aparecer. Além do volume (que impede de dormir de barriga para baixo, por exemplo), ainda há os chutes e movimentos do bebê que poderão te acordar.

As melhores posições para dormir incluem colocar um apoio na cabeça e outro nas costas e ficar quase sentada, ou, então deitar-se de lado, com um travesseiro sob a cabeça, outro embaixo da barriga e outro, ainda, entre as pernas.

2. Fazendo sexo

Você não precisa (e nem deve!) abdicar de sua vida sexual porque está grávida. A menos que o médico recomende, devido a riscos para o bebê, você e seu parceiro podem usar e abusar da criatividade para encontrar a melhor posição.

A preferência deve ser para aquelas nas quais você fica de costas para o seu parceiro ou onde os corpos não precisam ficar colados (que deixem “espaço” para a barriga).

3. Viajando com segurança

Gravidez não é doença e, caso o médico diga que não existem riscos, você tem todo o direito de curtir uma viagem nessa fase. Viagens longas de carro são permitidas, desde que você utilize o cinto de segurança de três pontos e pare sempre que sentir vontade de ir ao banheiro.

Viajar de avião também não é proibido, desde que o médico se certifique de que não há riscos. A partir do oitavo mês de gestação, algumas companhias aéreas exigem um documento que denote essa certificação. Escolher assentos nas primeiras filas (mais espaçosos), ou próximos ao toalete, ajudam a gestante a ter mais conforto durante o voo.

Incômodos da gravidez

Vestir roupas confortáveis (inclusive as íntimas) também é uma dica que não deve ser ignorada. Já imaginou você sentada por muitas horas com aquele lingerie de renda? Melhor nem pensar não é? Portanto, conforto já!

Publicidade
Continua após a publicidade..

Incômodos da gravidez

4. Garantindo uma alimentação saudável

Evite alimentos estimulantes, como a cafeína que podem acentuar ainda mais a dificuldade para dormir. Gorduras e alimentos pesados demais também não devem ser ingeridos.

Outra dica importante para diminuir a azia, comum nessa fase, é alimentar-se, preferencialmente, a cada três horas, para que o estômago não permaneça vazio por muito tempo.

No mais, não se preocupe com os quilinhos a mais: acredite que você está linda e curta ao máximo essa fase tão rápida e tão gostosa.

Se você gostou das dicas para amenizar os incômodos da gravidez, não deixe de baixar o nosso e-book Guia da Gravidez Confortável — as dicas são imperdíveis!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Tatiana diz:

    Amei à dica??

    1. Dica de Lingerie diz:

      Que bom que foi útil para você, Tatiana! Continue nos acompanhando, sempre trazemos dicas baseadas nas experiências do dia a dia das mamães. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *