Engravidar após os 40 anos: o que a mulher precisa saber

Engravidar aos 40 anos
Foto: Lucas Mendes

No passado, era comum e muito cobrado que as mulheres engravidassem até os 20 e poucos anos. Hoje, engravidar após os 40 anos tem sido cada vez mais frequente… Mas, será que existem riscos em uma gestação tardia? Ou é mais vantajoso. Para saber sobre esta e outras informações, preparamos este artigo.

Por que tem sido comum engravidar aos 40 anos?

Os tempos mudaram. Hoje, com a rotina intensa e devido a outras prioridades, como construção da carreira, as mulheres estão optando em engravidar mais tarde. Assim, também, tem acontecido com quem procura pela reprodução assistida. Segundo especialistas no assunto, tem aumentado a procura de mulheres com mais de 40 anos.

Existem riscos na gravidez tardia?

Independentemente da idade, a circulação sanguínea e o trabalho do coração acabam aumentando durante a gestação. Na gravidez depois dos 40 anos, estas alterações sobrecarregam o músculo cardíaco. Sendo assim, a gestação com mais de 40 anos, sempre será considerada de risco, pois, com esta idade, a mulher estará mais propensa a doenças pré-existentes, como obesidade, hipertensão arterial, doenças da tireóide, diabetes, etc.

Quais cuidados a mulher deve ter ao engravidar aos 40 anos?

É importante se atentar aos possíveis riscos citados anteriormente (obesidade, hipertensão arterial…). Se informar sempre com o obstetra é o caminho recomendado. Uma ideia é elaborar perguntas antes das consultar. Temos um artigo que fala sobre o assunto.

Como é o pré-natal da gestação tardia?

Sim, ele é diferente das outras gestações. Tendo em vista os riscos com a idade, o acompanhamento será ainda mais intenso pelo obstetra. As consultas deverão ocorrer com mais frequências e os exames mais específicos para este casos.

Quais são as vantagens de engravidar aos 40 anos?

A mulher mais madura está mais consciente e com uma visão certa de que quer ser mãe. Além disso, geralmente nesta idade muitas mulheres já estão estabilizadas, sendo o financeiro menos um problema para criar um filho, além de terem uma visão mais responsável.

Você também pode gostar...