Gestante e Grávida

Estou grávida! E agora, o que fazer? Respira e veja este guia!

estou-grávida-o-que-fazer

A menstruação não vem, mas vem o enjoo e aquela desconfiança… Você faz o exame uma, duas, três vezes… só pra ter certeza! E, por mais difícil que seja de acreditar, a verdade é: você está grávida! Calma, respira.

O que fazer ao se descobrir grávida? O que vai acontecer com o corpo? E o emocional? Muitas perguntas acompanham a confirmação da gravidez. E ela é realmente um evento singular na vida de qualquer mulher, um grande “frio na barriga”, como diz o ditado! Para a mãe de primeira viagem, pode parecer assustador, mas acredite, até para quem já esteve grávida outras vezes, cada caso é único!

calcinha-gestante-grávida-lingerie
Calcinha gestante confortável!

O que todas as gravidezes tem em comum? Bom, eu diria que para todas elas, o acompanhamento pré-natal é muito importante.

Então, o primeiro passo é esse: agendar o pré-natal.

Pré-natal é onde o médico acompanha toda a gravidez da mulher. É muito importante começar a realizá-lo assim que se descobre a gravidez, ou pelo menos antes do terceiro mês de gestação. Escolher bem o seu obstetra é uma boa dica, pois é preciso haver confiança e honestidade entre vocês. Se você já tem um ginecologista que é também obstetra (ou seja, ele realiza o pré-natal e o parto), tudo bem. Caso não tenha, você precisará procurar por indicações com familiares, amigos ou conhecidos de confiança. A participação do obstetra influencia muito, inclusive para que aconteça um parto adequado e agradável para a mulher.

lingerie gestante amamentação grávida conjunto
Conjunto para gestação e amamentação

Informe-se sobre convênios e veja qual é a melhor opção. Se tiver convênio particular que não cubra o parto, pesquise qual é a melhor maternidade pública próxima da sua casa e informe-se sobre os planos das maternidades particulares.

Anote o primeiro dia da sua última menstruação caso você saiba, para que o médico calcule a data provável do parto. Mas se não souber, o médico poderá descobrir a data aproximada da concepção através de ultrassom.

O ácido fólico e o ferro são essenciais para prevenir anemia e malformações no feto, por isso o quanto antes descobrir a gravidez, melhor. As doses necessárias dessas substâncias serão determinadas durante o seu pré-natal.

Cuidados!

Pois é, já não será qualquer remédio que você pode tomar. Sempre pergunte antes ao seu médico. Evite beber café, e não consuma bebidas alcoólicas e cigarro. Evite alimentos como carne bovina malpassada ou crua, alguns tipos de queijo, peixes crus, excesso de açúcar e de sal, gordura e refrigerante.

Você também vai precisar controlar o seu peso. Sim, é normal que a mulher engorde, mas é necessário que ela controle a alimentação e esse aumento de peso. Por que? Gestante acima do peso ideal corre diversos riscos, desde estrias até o risco de diversas complicações para a mãe e o bebê, incluindo até mesmo o óbito fetal.

Ah… as emoções! Se prepare:

A gravidez irá provoca alterações psicológicas, hormonais e físicas, Tudo isso acontece para o organismo da mulher gerar um novo ser. São modificações complexas e individuais, que variam de mulher para mulher. Elas causam medos, dúvidas, angústias ou simplesmente uma curiosidade de saber o que está acontecendo com seu corpo.

Você sabia que os sentimentos vividos por grávidas variam a cada trimestre de gestação? A gravidez se divide em três trimestres. Existem várias sensações ou emoções bem comum entre as grávidas nessas três etapas. Quais são elas? Veja a seguir!

Primeiro trimestre: “será?”

No primeiro trimestre, surgem sentimentos confusos, como dúvidas sobre estar grávida ou não. É aquela fase em que você conta que está grávida para as pessoas, mas que você mesma duvida!

É também comum sentimentos de alegria, apreensão, irrealidade e, em alguns casos, é comum até mesmo o sentimento de rejeição quando a mulher não esperava por estar grávida. Há quem diga que no momento em que o médico diz aquela famosa frase “Parabéns, você está grávida!”, é como se o chão não estivesse embaixo dos seus pés!

Sutiã confortável em renda para gestantes

Segundo trimestre: “Há algo novo dentro de mim.”

Nessa fase a gente começa a se sentir realmente grávida, pois é aí que irão surgir os movimentos fetais. Isso irá te causar mais estabilidade emocional, pois você já começa a sentir o feto como uma realidade completa dentro de si.

conjunto-gestante-gestação-grávida
Conjuntinho confortável

Desde o começo, nós já devemos ir adequando as nossas roupas, sutiãs e calcinhas para aquelas opções mais confortáveis possíveis! Elas não irão te apertar e podem te acompanhar durante toda a gravidez (para conhecer roupas e lingeries para gestantes, clique aqui!).

Além disso, é preciso também pensar sobre qual será o tipo de parto e montar o seu plano de parto para garantir que ele seja um parto humanizado. Tanto em caso de parto normal quanto em caso de cesárea, entre outros tipos!

É importante lembrar que as mamas já começam a se modificar na gravidez e aumentar de volume, por isso você irá precisar adequar os sutiãs. Qual a vantagem disso? O uso de um bom sutiã é fundamental para prevenir estrias e dores nos seios, que poderão ficar mais sensíveis, e também dores nas costas. Veja agora sutiãs para gestantes clicando aqui.

Terceiro trimestre: “Está chegando a hora!”

O nível de ansiedade tende a aumentar com a aproximação do parto e a mudança de rotina que vai acontecer com a chegada do bebê. Surgem questões como a nossa sexualidade, as transformações com o corpo, os cuidados com o recém-nascido e suas relações sociais agora que você se vê com um novo status na sociedade, o de mãe. (não perca as dicas para diminuir a ansiedade na gravidez clicando aqui!).

camiseta-gestante-gestação-grávida
E essa camiseta que regula no corpo?

Esta é a hora em que você já precisa estar com a mala maternidade em dia! (não sabe ainda ou tem dúvidas sobre como montar a mala maternidade? É só clicar aqui para conferir!). Também é uma hora muito importante para conhecer o mundo das lingeries de amamentação! Já é indicado no terceiro trimestre que você escolha os seus sutiãs de amamentação com segurança, porque o tamanho dos seus seios nessa fase já será o mesmo na fase da amamentação.

E por falar em amamentação, você sabia que, diferente do que muitos podem pensar, ela não acontece automaticamente, como mágica? A gente tem muito o que aprender sobre esse assunto. Pois é, é mais um universo cheio de novidade vindo aí. Para ir se preparando, é só clicar aqui.

camiseta-amamentação-amamentar
Conheça as camisetas de amamentação

E aí, mamãe? Esse artigo te ajudou? Espero que sim! Compartilhe e continue lendo tudo sobre o universo da maternidade aqui no blog. ♥

Fontes: Scielo; Ministério da Saúde.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *