Gestante e Grávida

Gravidez semana a semana: Quando a barriga cresce?

Você está ansiosa para ver a barriga crescer?

Quando estamos grávidas, essa curiosidade é inevitável. A gente fica na expectativa, olha atentamente no espelho todos os dias e analisa se tem qualquer centímetro a mais.

É assim com você?

Então se prepare, porque é a partir do terceiro mês que aos poucos irá surgir a barriga de grávida!

Veja neste post o que acontece com o bebê dentro da sua barriga, o que você pode sentir, e quais cuidados você deve ter entre a 13ª semana até a 24ª semana de gestação.

Gravidez Semana a Semana

(Se ainda está no primeiro trimestre de gravidez e quer ver o que acontece em todas as semanas dessa fase, clique aqui para ir para o post anterior!)

13 semanas de gravidez:

Bem-vinda ao segundo trimestre!

Dentro da barriga: o seu bebê mede entre 6,6 cm a 10 cm neste momento! Mas se prepare que ele irá crescer muito rápido a partir de agora.

Os órgãos dele também estão trabalhando bastante, e as cordas vocais estão começando a se formar para quando nascer ele dar aquele grito, e depois bater papo, chorar e cantar com você!

O que você sente?

Você começa a se sentir realmente grávida. Sim, as suas medidas começam a mudar, a cintura começa a aumentar para adaptar o espaço no seu corpo para o bebê crescer.

Está sentindo que aquela boa e velha calça não está mais tão confortável assim? Vista-se sempre pensando no seu conforto. Confira essa opção de calça gestante para você:

legging calça gestante grávida

Mas, falando em crescimento da barriga… e as estrias?

A dica é que você não precisa esperar até que a barriga fique bem grande para começar a se cuidar. Na verdade, o melhor é se cuidar desde cedo, sabendo que a forma mais importante de prevenir as estrias durante a gestação é o controle alimentar. Ou seja, não ganhar peso em excesso.

Além disso, beba muita água e use óleo de amêndoas.

Para ler mais dicas sobre como evitar estrias na gestação, clique aqui!

14 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: O seu bebê já consegue abrir e fechar a boca, e o rostinho dele já está mais formado, com os olhos e ouvidos agora no lugar. As partes que envolvem a fala também já estão prontas!

O que você sente?

Está sentindo falta de ar, nariz entupido…? Pode ser rinite gestacional.

É quando a mulher só começa a passar por sintomas de rinite na gestação, e é causada pelos hormônios progesterona e estrogênio. Se é o seu caso, saiba o que fazer (e o que NÃO FAZER) clicando aqui!

15 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: O padrão do cabelo do bebê é definido (mas, calma… isso não significa que ele vai nascer já exibindo uma cabeleira).

O que você sente?

As suas mãos, pés e tornozelos podem inchar. Para controlar o inchaço normal da gravidez, o melhor remédio é praticar atividade física, e visitar o médico para vigiar este sintoma.

Aproveite que esta fase é considerada a “fase da energia” para grávidas. Você pode fazer caminhadas, hidroginástica ou aulas de ioga.

Calça Legging Gestante

16 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: Sentiu o bebê mexer? Nesta semana, ele costuma se movimentar muito, e é entre a 16ª e a 20ª semana que as mamães geralmente sentem o primeiro movimento do bebê na barriga!

Este movimento pode ser bem leve, mais como uma vibração… Mas talvez você não sinta nada ainda, por causa do amortecimento do líquido amniótico.

O que você sente?

Você pode começar a sentir falta de ar por causa dos hormônios. Esse sintoma pode se intensificar depois, já que o útero vai crescer mais e disputar espaço com o diafragma.

É a hora de escolher calcinhas que não vão te apertar ou incomodar. Elas ajudam a diminuir a sensação de desconforto e se adaptam ao tamanho da barriga, que agora só irá crescer cada vez mais.

Curta a gravidez e prepare o guarda-roupas para a maternidade! Essas camisetinhas, por exemplo, são ideais e muito confortáveis para gestante:

Camiseta em Microfibra

17 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: é o momento em que os órgãos sexuais do bebê começam a se definir. Além disso, mesmo com as pálpebras ainda fechadas, ele já percebe a presença de luz.

O que você sente?

Para evitar varizes e até mesmo hemorroidas, tenha uma dieta rica em fibras, beba muita água e pratique exercícios físicos regularmente.

18 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: o seu bebê já pode até bocejar! Nesta semana ele também começa a desenvolver algo único: as impressões digitais.

O que você sente?

Vigie os seus níveis de açúcar. Caso fiquem muito baixos, isso pode causar tonturas. Tenha cuidado ao se levantar, e tenha sempre uma fruta, para o caso de se sentir fraca subitamente. Descanse e deite sempre de lado.

19 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: Qual vai ser o nome do bebê? O órgão sexual dele está bem formadinho. Já decidiu se você vai querer saber o sexo ou que seja surpresa?

O que você sente?

Manchas podem aparecer no seu nariz, bochechas e na testa. E mais, está vendo uma linha no meio da sua barriga? Isso é normal. O cuidado com essas manchas é, ao pegar sol, não se esqueça de usar protetor solar.

calcinha-gestante-em-cotton-fe05-fe05-95e

20 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: Você está no meio da gravidez, e o corpinho dele neste momento caberia todo na palma da sua mão!

Você vai sentir o seu bebê deitar, rolar… e chutar! Ele também fica mais sensível aos movimentos da mãe e aos sons no ambiente.

Os soluços dele podem causar um solavanco e te assustar, mas é normal por causa do diafragma dele estar ainda imaturo.

O que você sente?

O seu umbigo está alto e saliente. Daqui para frente, o seu útero crescerá mais ou menos um centímetro por semana, até o nascimento do bebê!

21 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: Se antes a mãe estava ansiosa para sentir o bebê se mexer, agora ele pode até te atrapalhar a dormir, de tão inquieto lá dentro.

Mas a gente fica feliz, porque é sinal de que ele está bem! Todos esses movimentos são importantes para os seus músculos, vias nervosas e para o cérebro do bebê.

O que você sente?

Dores nas costas são comuns. O crescimento da barriga está alterando a sua postura e vai forçar a sua coluna. Enquanto isso, articulações e ligamentos do seu corpo são afrouxados, para permitir que a sua pélvis se expanda quando a hora do parto chegar. Tente relaxar e descansar.

Está sofrendo câimbras?

São muito comuns no segundo trimestre, e podem se intensificar no terceiro trimestre, por causa do peso da barriga causando excesso de esforço em alguns músculos.

Por isso, fortalecendo os músculos, o impacto do peso da barriga é menor. Pratique exercícios e confira também se os alimentos necessários estão na sua dieta!

super-confortavel-calca-legging-para-gestante-sem-costura-dica018-dica018-e17

Para saber melhor como fugir das cãibras na gravidez, clique aqui!

22 semanas de gestação:

Dentro da barriga: O bebê está curtindo as suas mãozinhas, e elas já tem até unhas.

O que você sente?

Não tem mais jeito: a barriga agora vai ficar redonda e grandinha.

Mesmo com todas as provas, é nessa hora, vendo a barriga se formar, que você começa a acreditar que está mesmo grávida.

Mas, vale reforçar que o crescimento depende muito do biotipo de cada uma.

Está até difícil achar posição na hora de dormir? Além de dormir do lado esquerdo, mantenha o quarto arejado e use roupas adequadas para o seu corpo em transformação, sem nada te apertando.

Pelo menos, se você teve enjoos, agora provavelmente já se livrou deles!

Para ver 6 dicas sobre como dormir melhor na gestação, clique aqui!

23 semanas de gravidez:

Dentro da barriga: o bebê já pode te ouvir! Ele irá se acostumar com a sua voz, inclusive papai, titios e avós também já podem falar com ele lá dentro.

O interessante é que o bebê vai logo reconhecer a sua voz no nascimento, e isso irá ajuda-lo a se sentir mais confortável e familiarizado neste novo ambiente, que é o mundo fora da barriga.

O que você sente?

Está sentindo fadiga, fraqueza, falta de ar e até episódios de desmaios? Fique atenta para a anemia. Escolha alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, fígado, espinafre, couve e demais alimentos de folha verde escura.

Como vai a pressão? Se estiver muito alta, acompanhada de inchaço, é hora de vigiar para fugir da pré-eclampsia.  Caso sinta a visão turva, dor de cabeça, inchaço das mãos e pés, procure rapidamente o médico.

24 semanas de gravidez:

Rumo ao terceiro trimestre!

conjunto amamentação gravidez semanas

Dentro da barriga: Será que o bebê está dando uma festa lá dentro? Parece que enquanto você quer ficar quietinha e descansar, ele quer se mexer!

O jeito é deixar ele aproveitar, afinal depois disso vai ficar cada vez mais apertado, e não haverá mais espaço para as suas cambalhotas e altas performances.

O rosto dele está quase totalmente formado. Se fizer um ultrassom, talvez você finalmente poderá ver sua aparência.

O que você sente?

É a hora de ficar atenta aos sintomas do parto prematuro. Os mais comuns são: cólicas, mudança no corrimento vaginal, dor leve na parte inferior das costas, contrações uterinas, pressão na pélvis como se o bebê estivesse empurrando para baixo ou fluido escorrendo da vagina (o que merece procurar o médico imediatamente).

Calcinha Gestante

Qual será a cor dos olhos?

Os olhos do bebê estarão prontos ao final desse mês. A íris ainda não tem cor, que ainda aparecerá nos próximos meses.

Mas, na verdade, o tom final mesmo só é definido depois que o bebê nasce!

Gostou do post? Comente aqui com a gente!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *