Gestante e Grávida

Gravidez semana a semana: O que acontece desde o início?

gravidez-semana-semana

Está grávida?!

Eu me lembro muito bem o misto de emoções quando falei em voz alta pela primeira vez essa famosa frase: “Estou grávida!”.  E isso é só o começo!

Eu grávida da minha primeira filha

O seu corpo vai se transformar muito para gerar o seu bebê, assim como o dele!

Mas quem nunca ficou confuso ou confusa quando pergunta para uma mulher grávida: “Há quanto tempo está grávida?”, e a gente responde com semanas, e não meses, não é?

Isso porque de uma semana para outra, simplesmente já irão acontecer grandes modificações e sintomas próprios de cada uma delas. Você sabe quais são essas mudanças e sintomas?

O melhor a fazer é acompanhar etapa por etapa para saber o que pode vir por aí, o que é normal e assim, nos sentimos muito mais seguras e felizes!

suti-com-renda-em-microfibra-hd03-hd03-332

Então acompanhe agora o que pode acontecer ao longo das suas 12 primeiras semanas de gravidez:

Gravidez Semanas

4_semanas

Dentro da barriga: Geralmente é quando a mulher descobre a gravidez!

O óvulo depois de fertilizado agora se divide em camadas de células e se chama embrião. Essas células irão crescer para formar o seu bebê. O teste de gravidez dá positivo por causa do hormônio HCG, liberado por uma novidade no seu corpo: a placenta que começou a surgir.

O que você sente?

Náuseas (justamente por causa desse hormônio) e sangramento (porque o óvulo se implanta no útero).

É aquela fase em que você conta que está grávida para os outros, mas que você mesma duvida! Saiba que é muito comum sentimentos como: alegria, medo e sensação de irrealidade.

Lembre-se que você precisa começar o quanto antes tomar várias vitaminas para ajudar o seu corpo no desenvolvimento do bebê. Por isso, escolha o médico para fazer o seu pré-natal.

5 semanas gravidez

Dentro da barriga: a placenta e o cordão umbilical que está surgindo já estão enviando os nutrientes essenciais do seu corpo para o que futuramente será o seu bebê.

Por isso, preste atenção na sua alimentação. Além disso, se você fuma, bebe álcool ou usa drogas e ainda não parou, é importante parar agora. Isso pode prejudicar o seu bebê.

O que você sente?

Cólicas e dores nas costas, sim senhor! O jeito é descansar e relaxar sempre que possível para aliviar esses incômodos.

Gravidez Semanas

Conjuntinho para Gestantes

Dentro da barriga: dá para ver pequenas dobras de tecido que futuramente serão o queixo, as bochechas e a mandíbula do seu bebê. As áreas onde serão os olhos, o nariz e a orelha também começam a se definir.

O que você sente?

Enjoo matinal: é muito comum, embora algumas mulheres grávidas não passem por isso. Se é o seu caso, uma dica é diminuir o intervalo entre as refeições e comer menos por vez.

Seios sensíveis: você sabia? Desde já, o seu corpo começa a se preparar para amamentar! É a hora de já começar a usar sutiãs ou tops que você vai poder aproveitar durante toda gravidez. Eles não apertam e trazem mais conforto.

Gravidez Semanas

Dentro da barriga: está começando a base para formar o cérebro do bebê. O que vão se tornar bracinhos e as perninhas também começam a aparecer.

O que você sente?

Vontade de fazer xixi: Pois é! todo esse ritmo do seu corpo faz gerar mais fluido e urinar com mais frequência é normal.

Mas não deixe de beber água por causa disso.

Beber água na gravidez ajuda na irrigação da placenta, combater o inchaço, a controlar a pressão arterial, a eliminar toxinas pelo xixi e também a evitar estrias, fazendo bem para a saúde da pele.

A recomendação é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, no ritmo em que sentir sede.

Além disso, evite comer carne mal passada. Se tiver gato de estimação na casa, peça para que outra pessoa limpe a caixa de areia dele. A toxoplasmose é transmitida pela carne e fezes do gato, e pode ser prejudicial para o bebê.

Gravidez Semanas

Dentro da barriga: é hora do intestino dele começar a se formar! Os dedos também, e os olhos aparecem nas laterais da cabeça.

O que você sente?

Você provavelmente já passou pela primeira consulta pré-natal. É muito importante se sentir bem junto do profissional que está acompanhando a sua gravidez. Continue se alimentando de cinco a seis vezes por dia, com refeições menores.

Lembre-se que que fazer o controle do peso é muito importante para a saúde na gravidez.

Gravidez Semanas

Dentro da barriga: o seu futuro bebê agora pode ser chamado de feto e pesa 2g. É a hora dos bracinhos e das pernas finalmente ficarem mais longos.

O que você sente?

Nesta semana, os seus seios provavelmente estão maiores, pesados e sensíveis! É importante para a saúde das mamas e para o seu conforto ter um sutiã que te dê boa sustentação. Quer conferir agora sutiãs ideais para maternidade? Então não deixe de clicar aqui!

Também surgem “bolinhas brancas” na aréola. São glândulas que estão lá para aumentar a umidade nos mamilos e ajudar na hora da amamentação.

Você ainda não consegue sentir… mas o bebê vai começar se mover bastante lá dentro! É só no segundo trimestre é que você vai poder realmente sentir esses movimentos.

Dentro da barriga: O seu bebê está começando a forma humana como conhecemos. Os pequenos dentes de leite estão se formando nessa hora, assim como os olhos. As orelhas dele estão na parte inferior da cabeça, e vão para o lugar certo assim que ela crescer mais. Não é incrível?!

O que você sente?

Hora de prevenir varizes! O seu sangue está sendo bombeado a todo vapor pelas artérias. A quantidade de sangue no seu corpo só irá aumentar. Por isso, é importante adotar algumas práticas desde já para ajudar no fluxo sanguíneo, como:

Faça caminhadas, mantenha as pernas elevadas sempre que possível.

Lembre-se que a melhor posição para grávida se deitar é do lado esquerdo. Isso ajuda a evitar problemas de fluxo de sangue para o bebê!

Você já pode escolher a sua Legging Gestante para fazer caminhadas, e poderá aproveitá-la ao longo de todos os meses que virão a seguir!

Quer conferir mais opções de roupas especiais para gestante se exercitar? É só clicar aqui!

11-semanas

Dentro da barriga: Embora ainda esteja se desenvolvendo, já é possível ouvir o coração do futuro bebê! Que aliás bate muito rápido. Uma camada de pele vem se formando no corpo dele, e uma outra irá se tornar os dedos e unhas!

O que você sente?

Desejos de grávida! Sim, eles podem aparecer. É normal, o importante é controlar a sua alimentação.

Atenção! Muitas grávidas relatam vontades estranhas como desejo de comer tijolo, terra, entre outros! Caso aconteça com você, fique de olho! O nome disso é picamalácia e pode significar deficiência de nutrientes como ferro na gravidez. Procure um especialista imediatamente.

Além disso, coma bastante laranja, mamão, morango, brócolis e demais alimentos com Vitamina C como frutas cítricas e verduras de folhas verde escura! Isso irá ajudar e muito no desenvolvimento do bebê.

12-semanas

Dentro da barriga: A essa hora, o bebê está do tamanho de um limão. Até o final desta semana, todas as partes do corpo dele estarão lá, inclusive os órgãos sexuais, embora ainda seja cedo para descobrir se é menino ou menina.

O que você sente? 

Muita fome! Mas antes de sair assaltando o armário e a geladeira, lembre-se: você não precisa comer em dobro!

O ideal é manter uma dieta equilibrada com carnes, legumes e frutas, e laticínios, para continuar ajudando o seu corpo a desenvolver o seu bebê.

Agora, o rostinho do bebê também já está mais evidente… É aquela hora que a gente adora ficar analisando e pensa: com quem será que bebê vai se parecer mais?

Quando a barriga começa a aparecer?

Para conferir, continue vendo o que acontecerá nas próximas semanas clicando aqui!

 

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *