
Se o parto não ocorrer conforme planejado, como fica a amamentação?
Por mais que a mãe estude e planeje cada detalhe do parto, às vezes não acontece conforme desejado.
Sendo assim, é importante estar preparada e estar informada sobre como proceder da melhor forma possível diante das adversidades, mesmo com o parto planejado.
Então, confira a seguir as orientações da Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.
Mesmo se for cesariana ou se existirem outras complicações, pode ainda haver tempo para o contato pele a pele com o seu bebê e amamentar nas primeiras horas.
E se a mãe não puder segurar seu bebê?
A segunda melhor opção é ele ter o contato pele a pele com o pai/parceiro! Isto vai ajudar o seu bebê a sentir-se seguro, amado e quente até você estar preparada.

Em dezembro de 2020, uma maternidade pública de Betim virou notícia ao proporcionar o contato pele a pele entre o pai e o bebê, que não pode ter o primeiro momento com mãe após o nascimento devido a intercorrências no parto. A equipe médica da maternidade é reconhecida por vários títulos ao longo dos seus 24 anos de existência e pelo atendimento humanizado.
O que fazer se o bebê não conseguir mamar?
Se o bebê não conseguir mamar, então é uma boa ideia começar a extrair o seu leite cedo e com frequência até ele conseguir. Apesar da amamentação direta no peito logo que possível ser um bom início para a mãe e para o bebê, se não for possível o que é mais importante é iniciar a sua produção de leite, para poder trabalhar no sentido de amamentar mais tarde.
Então no início, pode extrair manualmente e usar o extrator de leite hospitalar para ajudar a iniciar a sua produção de leite. O precioso colostro recolhido pode então ser dado ao seu bebê. Isso é particularmente importante se ele for prematuro ou se estiver debilitado, porque o seu leite materno tem muitos benefícios maravilhosos para a saúde.
Se meu bebê nascer prematuro, não poderei amamentá-lo nunca?

Não pense que não vai poder amamentar se o seu bebê nascer antes do tempo ou se tiver complicações médicas que o impeçam de mamar no início.
“Há muitas, muitas mães cujos bebês não mamaram diretamente da mama, de todo, nas primeiras seis semanas, devido a nascimento prematuro ou a outras dificuldades e depois passaram a mamar com sucesso.”, diz Cathy Garbin.