Parto e Pós-parto

Hora do Parto: e se não ocorrer conforme o planejado?

Se o parto não ocorrer conforme o planejado, como fica a amamentação?

Por mais que a mãe estude e planeje cada detalhe do parto, às vezes não acontece conforme desejado.

Sendo assim, é importante estar preparada e estar informada sobre como proceder da melhor forma possível diante das adversidades.

Então, confira a seguir as orientações da Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Mesmo se for cesariana ou se existirem outras complicações, ainda pode haver tempo para o contato pele a pele com o seu bebê e amamentar nas primeiras horas.

E se a mãe não puder segurar seu bebê?

A segunda melhor opção é ele ter o contato pele a pele com o pai/parceiro! Isto vai ajudar o seu bebê a sentir-se seguro, amado e quente até você estar preparada.

Em dezembro de 2020, uma maternidade pública de Betim virou notícia ao proporcionar o contato pele a pele entre o pai e o bebê, já que a mãe não pôde ter o primeiro momento após o nascimento devido a intercorrências no parto. A equipe médica da maternidade é reconhecida por vários títulos ao longo dos seus 24 anos de existência pelo seu atendimento humanizado.

Publicidade
Continua após a publicidade..

O que fazer se o bebê não conseguir mamar?

Se o bebê não conseguir mamar, então é uma boa ideia começar a extrair o seu leite cedo e com frequência até ele conseguir. Apesar da amamentação direta no peito logo no ínicio ser super importante, se não for possível, o plano B é iniciar a sua produção de leite, para ajudar no amamentar futuramente.

No começo você pode extrair manualmente e usar o extrator de leite para iniciar a sua produção. O precioso colostro recolhido pode então ser dado ao seu bebê. Isso é essencial se ele for prematuro ou se estiver debilitado, porque o seu leite materno tem muitos benefícios maravilhosos para a saúde.

Se meu bebê nascer prematuro, não poderei amamentá-lo nunca?

Não pense que não vai poder amamentar se o seu bebê nascer antes do tempo ou se tiver complicações médicas que o impeçam de mamar no início.

“Há muitas, muitas mães cujos bebês não mamaram diretamente da mama, de todo, nas primeiras seis semanas, devido ao nascimento prematuro ou a outras dificuldades e depois passaram a mamar com sucesso.”, diz Cathy Garbin.

parto planejado

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *