Alimentação

Impactos negativos do consumo excessivo de álcool na saúde bucal

Impactos negativo do consumo excessivo de álcool na saúde bucal

O cuidado com a saúde e a higiene bucal deve ser algo constante na vida de todos, mas é somente um dos hábitos mantidos. Evitar coisas que podem contribuir para uma má qualidade de vida, como o álcool, também é fundamental.

O consumo do álcool deve ser evitado, ainda mais se você já estiver apresentando algum problema bucal, pois o consumo excessivo do mesmo pode fazer com que você adquira mais complicações.

Antes de tudo, vale ressaltar a importância que uma boa higiene bucal tem no dia a dia da pessoa, e deve ser um hábito presente na vida de todos, independente da idade, sendo incentivado desde criança, para no futuro não apresentar nenhum problema. 

Caso precise de um dentista, use plano dentario para mei.

Muitas pessoas acham que apenas doces fazem mal à saúde e acabam deixando de lado outros fatores, como o próprio alcoolismo ou até mesmo o tabagismo, que são prejudiciais à saúde.

Na verdade, grandes excessos não são considerados hábitos saudáveis, assim as compulsões também devem ser tratadas junto ao dentista, sendo ele parte do plano odontologico para mei ou independente dele.

Como o álcool impacta em sua saúde bucal

Uma boa cervejinha numa tarde qualquer pode ser costume de algumas pessoas, parecendo até inofensivo.

Porém, caso esse costume comece a se tornar recorrente e o consumo da cerveja passe a ser algo constante, iniciam-se sintomas e situações prejudiciais, não somente para os dentes, mas para a saúde em geral.

Se você quiser tratar seus dentes, bem como realizar qualquer procedimento, é pertinente que você possua um convenio odontologico para mei, por exemplo.

É importante que você conheça quais são os principais impactos negativos que o álcool causa na boca, para que você não deixe de se preocupar com a sua saúde, tanto bucal quanto geral.

  1. Aumenta as chances de contrair doenças bucais

Muitas pessoas esquecem, mas o álcool é uma substância tóxica para o corpo humano, então, sempre que há a ingestão dessa substância, o metabolismo de qualquer pessoa age para conseguir eliminar o quanto antes, deixando o corpo vulnerável a outros problemas.

Além disso, o álcool pode aumentar a gastrite, que também faz muito mal aos dentes. Nesses casos, para poder tratar os dentes, bem como receber recomendações profissionais, utilize o plano empresarial odontologico.

  1. Danifica o esmalte dentário

O álcool é um produto muito ácido e, assim como qualquer outro produto que tem a mesma propriedade, como o café, por exemplo, há a possibilidade dessa acidez corroer o esmalte dentário, que é responsável por cobrir os dentes e protegê-los.

Quando o esmalte é danificado, o dente fica muito mais sensível.

Caso haja uma danificação no esmalte dentário, você deve ir ao médico mais rápido possível, ainda mais se o plano odontologico para cnpj cobrir esse tipo de consulta.

  1. Causa cáries mais facilmente

Como foi dito anteriormente, o álcool facilita o surgimento de novas doenças bucais, mas a mais propícia a aparecer é a cárie.

Além de ser uma substância tóxica, algumas bebidas alcoólicas ainda possuem muito açúcar em sua composição, o que potencializa o surgimento de cáries.

É importante também ressaltar os principais sintomas que o álcool traz para a boca, já que você deve estar atento, para ir ao dentista o mais rápido possível.

  • Deterioração dos dentes;
  • Manchas características;
  • Alta sensibilidade;
  • Dores no dente.

De toda forma, na menor alteração, o profissional da odontologia deve ser consultado para evitar grandes complicações.

Cuidados a se tomar com a bebida alcoólica

Como qualquer outra coisa, mas dessa vez mais preocupante, o consumo excessivo de álcool é muito prejudicial para a saúde, como já foi dito.

Por isso, você deve ter noção dos cuidados básicos ao consumir qualquer bebida alcoólica, evitando beber em grandes quantidades. Todo excesso pode trazer problemas para o fígado e rins, afetando também o estômago.

Um dos principais problemas da cerveja é justamente por ela ser uma bebida gaseificada. Evite o consumo de cerveja em excesso e tente substituir por algo menos gaseificado, mais destilado.

O que se recomenda, na verdade, é a diminuição do consumo geral de qualquer bebida alcoólica. Porém, se você for utilizar, é importante beber bastante água, já que o álcool desidrata o corpo rapidamente e é fundamental que você se mantenha sempre hidratado.

A boca seca pode trazer uma série de problemas, desde aumento na placa bacteriana, surgimento de cáries ou problemas gengivais. Logo, beber água é imprescindível independentemente do consumo de álcool.

Além disso, a visita recorrente aos profissionais odontológicos é de suma importância, principalmente por ser o dentista quem vai te instruir da melhor forma, além de tratar de qualquer complicação que você tiver.

Lembre-se: beba com moderação, sem exageros e, caso consuma álcool, não dirija.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *