Gestante e Grávida

Alimentos que aumentam a imunidade da gestante

Imunidade da gestante

A gravidez causa diversas mudanças no corpo da mulher. Entre elas, a imunidade baixa, que é comum por fatores hormonais. Para prevenir, conheça alguns alimentos que aumentam a imunidade da gestante.

Antes de tudo, entenda melhor como se dá a baixa da imunidade.

Qualidade de vida

Ao receber o teste positivo, a gestante deve, imediatamente, procurar um obstetra para realizar o pré-natal. Durante as consultas, o médico fará as avaliações necessárias, pedirá exames diversos, indicará o melhor exercício físico e também o que a gestante deve ou não comer.

Sendo assim, levando uma vida mais saudável, como dormir bem, se exercitar e se alimentar corretamente, a grávida não terá imunidade baixa. Veja os alimentos mais indicados.

Alimentos ricos em vitamina C

Acerola, limão e laranja são alguns dos alimentos ricos em vitamina C que, além de ajudarem na imunidade da gestante, evitam infecções, gripes e resfriados.

Inclua também nesta lista o mamão, brócolis e tomate.

Cogumelo shitake

Shitake é um cogumelo comestível nativo do leste asiático de poucas calorias. Ele possui uma substância chamada leninana, que estimula as células de defesa do organismo (macrófogos e linfócitos).

Além disso, ele proporciona outros benefícios, como o controle da pressão.

Iogurte natural

O iogurte natural é outro importante aliado na imunidade da gestante. Tendo os probióticos em sua composição, ele ajuda a manter o intestino saudável, a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal e a absorver os micronutrientes, como minerais e vitaminas.

Para ingestão, recomenda-se misturar com alguma fruta batida, como morango ou, até mesmo, mel.

Publicidade
Continua após a publicidade..

Vegetais verdes escuros

Os vegetais verdes escuros são ricos em ácido fólico, o que é indispensável para toda grávida, além de vitaminas como A, B6 e B12. Todos eles são importantes na manutenção das células imunológicos.

Dentre os alimentos estão: couve, espinafre, folha de brócolis, agrião e almeirão.

Cebola

A cebola deve ser introduzida no cardápio da gestante, pois ela ajuda a prevenir doenças virais e alérgicas graças a quercetina, uma substância encontrada no alimento que aumenta a imunidade.

Castanha do pará

A castanha do pará tem capacidade antioxidante por conta da substância chamada selênio. Dessa forma, ela aumentará a imunidade, deixando a gripe bem longe.

Vacinas devem ser seguidas

Além da alimentação, da prática de exercício, dentre outros, as vacinas devem ser seguidas a risca. É importante sempre tirar todas as dúvidas possíveis com o médico.

Se não cuidar, a baixa imunidade da gestante poderá acarretar em doenças e isto pode ser um problema, uma vez que ela não pode ingerir qualquer medicamento.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *