Gestante e Grávida

Inchaço na gravidez? Veja dicas para prevenir e resolver!

Inchaço na gestação! Está passando por isso?

inchaço na gravidez evitar tratar

A gestação é mesmo feita tanto de momentos felizes quanto de situações novas e complicadas. Tem casos de mulheres onde esse sintoma quase não aparece, e tem casos onde isso vira um problema!

O também conhecido como “edema gestacional” é comum. Ele ocorre por conta de alterações que acontecem no corpo da mulher para gerar o bebê, aparece principalmente nas pernas e pode se intensificar durante o terceiro trimestre da gestação. Isso pode limitar as atividades diárias da gestante, causando desconforto e até dor quando ocorre a compressão de nervos.

E é sério? Bom, o edema não é uma patologia, mas é importante ser investigado e tratado, pois sendo intenso e associado a pressão alta na gestação, já pode ser sinal de pré-eclampsia.

Como prevenir ou resolver esse problema?

pés inchados gravidez gestação

Veja a seguir algumas dicas para você:

Deite-se do lado esquerdo. Por questões anatômicas, essa é a posição mais indicada para a gestante descansar, e ajuda a aliviar o inchaço. Para ler dicas para dormir melhor na gravidez, clique aqui.

camisola-para-amamentac-o-em-cetim-aj08-aj08-e95

Evite ficar muito tempo em pé! Isso contribui para o líquido se acumular nos membros inferiores. Por isso, tente manter os pés para cima o tempo que for possível.

Beba muito líquido! Sim, ao contrário do que parece, isso não vai contribuir para o aumento do inchaço. Irá estimular o organismo a eliminar líquido.

– Tenha uma alimentação controlada. O sal (assim como o açúcar) contribui para a retenção de líquido, o que faz aumentar o inchaço na gravidez.

grávida gestante comendo doce

Exercício físico: uma ginástica, caminhada, etc. irá ajudar. Mas consulte o médico para saber se é indicado no seu caso.

Drenagem linfática é um método eficiente, mas atenção: é muito importante que ela seja prescrita por um médico antes e seja realizada por um especialista, pois pode haver riscos para a saúde do feto.

– Consulte o médico para não ter maiores surpresas!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *