Bebidas doces na amamentação podem prejudicar o bebê. Entenda!

Bebidas doces podem ser prejudiciais ao bebê
Foto: DigitalMarketingAgency

Bebês podem ficar mais propensos a desenvolver problemas cognitivos se a mãe ingerir bebidas doces na amamentação. Isso é o que diz o estudo publicado pela The American Journal of Clinical Nutrition

Os pesquisadores se surpreenderam com a grande influência que da alimentação da mãe na amamentação.

A pesquisa analisou a quantidade de bebidas açucaradas que 88 mães consumiram durante o primeiro mês de amamentação. Com dois anos de idade, os bebês foram avaliados pelo comportamento.

Os bebês das mães que disseram ter ingerido açúcar enquanto lactantes apresentaram desenvolvimento cognitivo abaixo da média.

Com este resultado, contudo, ficará mais fácil elaborar um planejamento alimentar para a gestante durante os nove meses.

Alimentos que podem afetar o leite materno?

A descoberta de que bebidas doces podem afetar o bebê é nova. Entretanto, é importante saber que existem alimentos que podem influenciar ainda mais. São eles:

  • Chocolate: consumido em excesso pode causar irritabilidade e diarreia no bebê
  • Cafés, chás e refrigerantes tipo cola: alimentos que possuem cafeínas em alta doses podem provocar irritabilidade e padrão deficiente de sono
  • Leite e derivados: o bebê pode apresentar intolerância à lactose e alergia a proteína do leite e de vaca
  • Oleaginosas: o consumo de nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache e mais, podem deixar os bebês hipersensíveis ou alérgicos a esses alimentos
  • Bebidas alcoólicas: além de reduzir a produção de leite, o etanol passa no leite materno na mesma concentração presente no sangue da mãe.

Se possível, procure acompanhamento nutricional

Por que é recomendável que a gestante procure uma nutricionista para acompanhá-la durante os 9 meses? A vantagem é para se ter uma orientação dos melhores alimentos para o bebê, como também a vigilância do ganho de peso.

Com orientação profissional, a gestante poderá, inclusive, tirar dúvidas sobre ingerir bebidas doces na amamentação. Com isso, ela poderá saber o que pode ser substituído, por exemplo.

Aqui na Dica temos um artigo bem interessante sobre o assunto, que vale ser conferido clicando aqui.

Você também pode gostar...