Bebê e Criança

Lar, Doce Lar! 5 Dicas para a Chegada do Bebê

Veja 5 dicas para a chegada do bebê ao mundo e em casa!

chegada-do-bebê-dicas maternidade

É gestante e está para ganhar o bebê? Muita calma nessa hora!

Para ajudar você a diminuir a ansiedade, veja alguns cuidados que podem ser úteis nesse momento:

1- Primeira hora? Hora de mamar!

pega correta amamentação

É indicado que a primeira amamentação já ocorra logo após o parto. Mesmo que o bebê não sugue nesse momento, o importante é estimular o contato entre mãe e bebê, além disso ele poderá estar um pouco mais desperto nessa hora, e isso facilita o aprendizado da amamentação.

amamentação recém nascido

2- Antes de ir!

Ainda na maternidade, certifique-se de que ele fez todos os testes que avaliam a sua saúde (teste do olhinho, coração e linguinha, e o teste do pezinho caso ele ainda esteja na maternidade após o 3º dia de vida), e também de ser vacinado contra a hepatite B e tomar a BCG, que irá protegê-lo da tuberculose.

teste do pezinho

3- Lar, doce lar!

Você finalmente chegou de mala e bebê em casa. Todos estão ansiosos para conhecer o membro mais recente da família, mas os médicos desencorajam visitas no primeiro mês de vida. Caso receba alguém, certifique-se de que a visita seja curta e que todos lavem bem as mãos logo antes de tocar no bebê, inclusive os pais. A casa deve se manter bem silenciosa! Leia mais sobre os cuidados na visita aos bebês clicando aqui.

4- Hora do banho!

higiene do bebê banho

Tenha tudo o que vai precisar por perto na hora do banho. Nesse início de vida, os especialistas recomendam que a cabeça seja lavada primeiro, e o corpo do bebê deve ser enrolado numa toalha. Depois disso, você deve secar a cabeça e lavar o corpinho delicadamente. Água em 36 graus, quentinha e confortável. Para ler mais detalhes sobre a higiene do bebê, clique aqui!

5- E o resquício do cordão umbilical?

Geralmente ele cai até o 15º dia de vida. Até lá, é preciso higienizar bema parte mais próxima da pele com álcool 70% a cada troca de fraldas. É normal que saia um pouco de sangue. Para saber mais detalhes sobre os cuidados com o cordão umbilical, é só clicar aqui.

Gostou dessas dicas? É mamãe de recém-nascido? Também pode te interessar: como é a pega correta passo a passo? Leia mais artigos sobre o pós-parto em geral clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *