Amamentação

5 dicas para aumentar a produção de leite materno

Produção de leite materno

A produção de leite materno está entre as principais preocupações após o nascimento do bebê.

Isso é comum, principalmente, entre as mães de primeira viagem.

A baixa produção, contudo, pode estar relacionada com a saúde, mas os especialistas apontam que é preciso estimular. Para entender como fazer o estímulo, confira este artigo com outras 5 dicas para aumentar a produção de leite materno. Lembrando que essa produção varia de mulher para mulher.

1- Livre demanda

Dê de mamar sempre que o bebê estiver com fome. Este é o requisito principal para a mãe que quer aumentar a produção de leite materno. Quando o bebê mama, são liberados hormônios responsáveis pela produção de leite que irá substituir o que foi retirado.

2- Beba água para produção de leite materno

A hidratação é importante para a mãe que está amamentando. Até porque, isso acontecerá de maneira involuntária, pois a sede é intensa após as mamadas. Neste caso, recomenda-se ingerir de 3 a 4 litros de água, mas a orientação médica deve ser levada em conta.

3- Pega correta

É preciso que ambos – mamãe e bebê estejam confortáveis para amamentar. Para isto, é necessário que o abdômen do bebê esteja encostado no abdômen materno. O queixo da criança, todavia, precisa estar encostado na mama. Além disso, o bebê deve estar apoiado pelo braço da mãe, que irá segurar a cabeça. Para encaixar bem na auréola, ofereça o bico do peito à boca do bebê estando bem aberta.

4- Dormir bem

Mães que amamentam precisam descansar, na medida do possível. Acontece que o estresse e o cansaço extremo podem influenciar na produção de leite. Há casos, inclusive, de mãe, que o leite secou devido ao estresse. E, como sempre aconselhamos por aqui: mães precisam descansar também, quando o bebê tira soneca. A alimentação saudável inclui neste ponto.

5- Espere uma esvaziar e troque pela outra

Ao amamentar, a mãe deverá aguardar que o seio esvazie para só depois oferecer o outro. Assim, o bebê terá ingerido tanto o leite anterior, rico em anticorpos, quando ou que vem depois, com gordura.

O QUE PODE ATRAPALHAR A PRODUÇÃO DE LEITE ?

-Ingestão de álcool;
-Desconforto para mãe e bebê no momento de amamentar;
-Uso de anticoncepcional.

Coisas que os mais velhos diziam:

Para a produção de leite materno, há quem segue, também, os conselhos da avó ou de alguma outro membro da família. Tem mães que comem canjica, rapadura, cuscuz… Ao final, o que vale é dar de mamar ao pequeno sempre que ele quiser.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *