Amamentar quando mãe ou bebê está doente

Calma, este post não tem o objetivo de assustar, pelo contrário. A amamentação é totalmente segura caso a mãe ou o bebê estiverem doentes. Além disso, como já mencionamos em alguns posts, ela traz muitos benefícios. Leia e entenda.

Benefícios da amamentação

Sim, como mencionamos a amamentação é ideal se o bebê estiver doente. Com mamadas frequentes, a criança se recupera mais rápido do que com fórmula infantil.

O leite materno possui propriedade antibacterianas e antivirais. Isto significa que dependendo do número de mamadas, dificilmente o bebê ficará gripado ou resfriado. Estudos apontam, inclusive, que o leite materno poderá tratar outras doenças como conjuntivite e câncer.

Amamente o bebê doente

Sim. Se a mãe ou bebê estiver doente, a amamentação deve ser feita. Para o bebê, o leite materno fornece tudo o que ele precisa, como remédio, comida, líquidos e conforto. O leite materno contém glóbulos brancos, células troncos e enzimas protetoras que podem infecções e auxiliar na cura.

DICA: se o bebê estiver resfriado, ofereça o peito na vertical, assim, ele ficará confortável para respirar.

A mãe pode amamentar se ela mesma ficar doente?

Esta pode ser a última opção da mãe, mas é preciso amamentar. Não importa se ela está gripada, com diarreia ou vômito, O bebê não será infectado pelo leite. Os anticorpos, como já citamos, diminui o risco de o bebê adoecer. No entanto, pode ser cansativo para mãe, por ela estar doente. É preciso se cuidar primeiro. Na dúvida, peça orientação ao médico.

Produção de leite quando mãe ou bebê estiver doente

A mãe não precisa se preocupar com isto, pois a produção continuará normal. Só não é aconselhável parar de imediato, pois a mãe pode correr o risco de ter mastite.

A mãe pode tomar medicamentos durante a amamentação?

Isto deve ser feito com recomendação do médico. Neste momento, apenas a orientação de um profissional de saúde deve ser considerada. Por isso, nada de entrar em onda de indicação de terceiros, pois se trata de um momento delicado.

Quando interromper a amamentação?

São poucos os casos em que a mãe precisa interromper a amamentação. Por exemplo, se a mãe estiver recebendo radioterapia ou quimioterapia para câncer, tem lesões de herpes, tuberculose e outros… é preciso procurar atendimento médico.

Você também pode gostar...