Amamentação

“O meu leite está fraco pois o bebê chora de fome”. É possível?

O leite materno pode estar fraco ou forte?

leite-materno-fraco-ou-forte

É uma dúvida que pode trazer sérias consequências para a mamãe e o bebê, prejudicar a amamentação e levar ao desmame precoce. Mas por quê, afinal, a mamãe pode vir a achar que existe leite materno fraco ou forte?

Leite maternoUm dos motivos para as pessoas ou mesmo a mãe pensar que o seu leite está fraco é por achar diferente do leite de vaca, que tem o aspecto mais denso. E se esse leite de vaca for dado para a criança, parece que ela fica mais tempo sem fome. Mas isso é apenas ilusão! Essa saciedade se deve apenas a sensação de “peso” que o leite de vaca causa, e não tem a ver com a qualidade!Sutiã Amamentação com Bojo

O leite de vaca não oferece as proteções que o bebê precisa. Dar apenas o leite de vaca, ou dá-lo junto com o leite materno na amamentação exclusiva irá prejudicar a fome do bebê na hora de tomar o leite que é rico em nutrientes necessários para ele, que é o leite da própria mãe, independente de como ele se pareça.

Conjunto Amamentação com Renda

Além disso, as mamães também podem pensar: “o meu leite não está sustentando porque o bebê sente vontade de mamar toda hora”. Isso também é um mito. Na verdade, o leite materno é ótimo para a digestão do bebê. Por isso, no primeiro mês, é necessário que o bebê mame em intervalos mais curtos.

“Mas o meu leite não sustenta pois o bebê chora com fome.”

Lembre-se: o choro é a única forma do bebê se comunicar nos primeiros meses de vida. Nem sempre isso significará fome. Ele pode estar com cólica, frio ou calor, molhado, ou simplesmente querendo carinho (colo).

Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Geralmente, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia. Muitas mães, principalmente as que estão mais inseguras, costumam interpretar esse comportamento normal como sinal de fome do bebê, leite fraco ou pouco leite, o que pode resultar na introdução precoce e desnecessária de suplementos.

Leite materno

O tamanho das mamas pode exercer alguma influência no número de mamadas da criança por dia? Sim. Devido às mulheres com mamas mais volumosas terem maior capacidade de armazenamento de leite, podem ter mais flexibilidade com relação à frequência das mamadas. Já as mulheres com mamas pequenas podem necessitar amamentar com mais frequência devido a sua pequena capacidade de armazenamento do leite.

Atenção: o tamanho da mama não tem relação com a produção do leite. Ou seja, tanto as mamas grandes quanto pequenas têm a mesma capacidade de secretarem o mesmo volume de leite em um dia.

O importante é que o bebê esteja crescendo bem, o que é demonstrado pelo Cartão da Criança, e urinando mais do que seis vezes a cada 24 horas. É dessa forma que devemos avaliar se ele está saudável e mamando bem.

O leite materno, diferente do leite de vaca, irá proteger a criança de diversas infecções como diarreia (uma das maiores causas de morte de bebês), septicemia e infecções do trato respiratório, entre outras, reduzindo assim a mortalidade infantil.

Gostou? Continue lendo dicas sobre amamentação, a vida e a saúde geral do bebê clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *