Imagem: Freepik
Se o seu bebê tem entre 3 e 9 meses de idade e está mais choroso e irritado, é provável que sejam os dentinhos que começam a surgir nessa fase.
Os sintomas da dentição podem ser bem desagradáveis para o pequeno. Quando um dente está cutucando a gengiva do bebê, alguns comportamentos comuns são: Ele pode ficar bastante mal humorado, agitado, inquieto, aumentar a salivação e ter perda de apetite, chorar mais ou brincar menos que o habitual.
Como podemos ajudar a aliviar o desconforto quando os dentinhos começam a crescer?
Confira algumas dicas!
1- Morder objetos duros
O bebê pode sentir necessidade de morder brinquedos ou objetos duros tentando aliviar a dor. Sabendo disso, tenha em mente os seguintes cuidados:
- Cuidado com bordas afiadas ou peças pequenas ao alcance.
- Para evitar que ele leve a boca objetos não higienizados, ofereça: mordedores, um pano úmido limpo, legumes resfriados e biscoitos macios caso ele tenha mais de seis meses.
- Ele pode levar a mão na boca com mais frequência, por isso é importante mantê-la limpa.
2- Babar
É normal que ele babe mais nesta fase da dentição. Por isso, seque com frequência para evitar irritações na boca e erupções cutâneas.
3- Sono
Ele pode ter alterações de sono como por exemplo não dormir a noite inteira ou por longos períodos de tempo na fase de crescimento dos dentinhos.
Você pode ver com o médico algum analgésico para reduzir o desconforto e ele dormir melhor.
4- Amamentação
Mamãe amamentando bebê com o top de amamentar em renda da Dica de Lingerie.
Se os dentinhos estão te machucando ou se o bebê morde o seio, nunca puxe a mama, pois isso pode machucar mais. Tente desencorajá-lo e retire o seio com o auxílio do seu dedo indicador (limpo), colocando-o antes entre a boca do bebê e o seio.⠀
Em uma pega ideal, o bebê abre bem a boca e sua língua fica posicionada entre os dentes e o mamilo, e assim não irá morder quando estiver sugando ativamente.
Por isso, procure ajuda caso algo esteja incomodando.