O que fazer quando os primeiros dentinhos começam a crescer?

Se o seu bebê tem entre 3 e 9 meses de idade e está mais choroso e irritado, é provável que sejam os dentinhos que começam a surgir nessa fase.

Os sintomas da dentição podem ser bem desagradáveis para o pequeno. Quando um dente está cutucando a gengiva do bebê, alguns comportamentos comuns são: Ele pode ficar bastante mal humorado, agitado, inquieto, aumentar a salivação e ter perda de apetite, chorar mais ou brincar menos que o habitual.

Como podemos ajudar a aliviar o desconforto quando os dentinhos começam a crescer?

Confira algumas dicas!

1- Morder objetos duros

O bebê pode sentir necessidade de morder brinquedos ou objetos duros tentando aliviar a dor. Sabendo disso, tenha em mente os seguintes cuidados:

  • Cuidado com bordas afiadas ou peças pequenas ao alcance.
  • Para evitar que ele leve a boca objetos não higienizados, ofereça: mordedores, um pano úmido limpo, legumes resfriados e biscoitos macios caso ele tenha mais de seis meses.
  • Ele pode levar a mão na boca com mais frequência, por isso é importante mantê-la limpa.

2- Babar

É normal que ele babe mais nesta fase da dentição. Por isso, seque com frequência para evitar irritações na boca e erupções cutâneas.

3- Sono

Ele pode ter alterações de sono como por exemplo não dormir a noite inteira ou por longos períodos de tempo na fase de crescimento dos dentinhos.

Você pode ver com o médico algum analgésico para reduzir o desconforto e ele dormir melhor.

4- Amamentação

Se os dentinhos estão te machucando ou se o bebê morde o seio, nunca puxe a mama, pois isso pode machucar mais. Tente desencorajá-lo e retire o seio com o auxílio do seu dedo indicador (limpo), colocando-o antes entre a boca do bebê e o seio.⠀


Em uma pega ideal, o bebê abre bem a boca e sua língua fica posicionada entre os dentes e o mamilo, e assim não irá morder quando estiver sugando ativamente.

Por isso, procure ajuda caso algo esteja incomodando.

Você também pode gostar...