Amamentação

Doação De Leite Materno, O Que Você Precisa Saber

40% dos bebês internados em UTIs Neonatais precisam do leite materno

doação de leite materno

O leite materno deve ser o primeiro alimento dado aos bebês recém-nascidos até, no mínimo, seis meses de vida.  Isso porque é nele que são encontrados todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança, podendo também evitar uma série de doenças.

No entanto, nem todos os bebês podem ter este importante alimento e estão à mercê de doação de leite materno. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente a Rede Global de Bancos de Leite Humano no Brasil abastece apenas 60% da demanda para recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados.

Fazendo uma conta bem fácil, isto quer dizer que 40% dos bebês que hoje estão nas UTIs Neonatatis do País precisam urgentemente de leite materno.

Para as mães que amamentam que querem doar, mas não sabem como proceder e até mesmo se podem fazer a doação de leite materno, leia a seguir o que você precisa saber e como prosseguir.

Esclarecendo alguns mitos na doação de leite materno

Antes de entrar neste assunto, queremos quebrar alguns mitos que dizem por aí sobre a doação de leite materno.

Primeiro que é MENTIRA o fato de que doar leite poderá interferir na amamentação do bebê. Pelo contrário, quanto mais a lactante estimular a retirada de leite, mas irá produzir, fazendo com que não falte leite para a criança.

Outro equívoco é com relação ao leite ser fraco. Isto não existe! O leite de uma mãe menos nutrida é forte igual ao da mãe nutrida. Além disso, o leite materno é muito mais rico que o leite de vaca.

Falando em leite da vaca, nenhum outro, independente da marca, possui os mesmos benefícios do leite materno. Tanto que o colostro que sai na primeira mamada, é considerado a primeira vacina do bebê.

Esclarecido, agora entenda como proceder para ser doadora.

Toda lactante pode doar leite materno?

Sutiã Amamentação Nadador sem fecho frontal

Esta é uma pergunta muito importante. Geralmente, são indicadas as mulheres que produzem leite além das necessidades do bebê e as que sofrem de hiperlactação (tem até um post que produzimos recentemente explicando).

Doação de leite materno

Mas isto não restringe apenas a estas mães. Toda mãe que esteja amamentando pode doar, desde que esteja saudável, que não use medicamentos que possam impedir a doação de leite materno e que possa estar disposta a ordenhar e a doar o leite a um banco de leite humano.

Short-Doll para Amamentação em Liganete

Para saber onde encontrar um banco de leite mais próximo de você, clique aqui e confira.

 Como coletar o leite materno

Parece simples, apenas ordenhar, armazenar e levar até um banco de leite, mas não é só isto. É preciso se atentar a uma série de cuidados para que este leite retirado não se perca durante a coleta e o recebimento.

Para isto, te convido a seguir o passo a passo, desde o processo de higienização, até o momento de guardar o leite materno extraído.

O que você vai precisar

  1. Potes de vidro com tampa de plástico que podem ser aqueles de maionese e café encontrados nos mercados;
  2. Touca para cabelo (ou um lenço);
  3.  Máscara hospitalar (na falta utilizar uma fralda na boca);
  4.  Par de luvas hospitalar (ou higienizar bem as mãos e o antebraço);

Frascos de armazenamento

Utilizando a touca e com as mãos higienizadas você pode separar os potes que comprou, ou os que aproveitou que já tinha em casa.

Neste último caso, é necessário tirar os rótulos, lavar bem e, em seguida, coloque em uma panela de vidro com água deixando ferver por 15 minutos (o tempo deve ser cronometrado a partir do início da fervura).

No caso dos vidros comprados você pode fazer o mesmo procedimento de lavagem e fervura.

Após este processo, coloque os recipientes de cabeça para baixo e deixe escorrer a água. Não seque com o pano, ok? Depois de seco, você poderá utilizar.

pijama amamentação em malha

Preparando para ordenhar

O processo de retirada do leite materno deverá ser feito depois das mamadas ou quando as mamas estiverem muito cheias. Feito, você poderá proceder da seguinte forma:

  1. Escolher um lugar limpo e tranquilo que não tenha animais por perto;
  2. Estar de touca, máscara e luvas. Na falta destes, utilizar um lenço com cabelo amarrado na cabeça, evitar conversar ou utilizar uma fralda na boca e higienizar bem as mãos;
  3. Higienizar as mãos e os antebraços. Neste caso, a lavagem deve ser feita com água, sabão e em seguida secar com uma toalha limpa.Body Amamentação Modelador com Bojo

Retirando o leite

Massageia as mamas, a começar pela aréola fazendo círculos até abranger todo o seio. O leite deve ser retirado com a mão mesmo.

Doação de leite materno
Ilustração site Fiocruz

Próximos passos:

  1. Com os dedos, coloque o polegar e o indicador na borda da aréola;
  2. Agora firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
  3. Comprima, de maneira suave, um dedo contra o outro, como se estivesse indo de encontro com o outro até começar a sair o leite materno;
  4. Tire as primeiras gotas e aproveite as demais coletando no frasco.

Depois do processo você deve armazenar o leite no frasco, mas sem encher até a tampa, é necessário deixar um espaço de dois dedos. Em seguida leve ao congelador ou ao freezer.

Em caso de repetição do procedimento, é necessário fazer o mesmo processo de esterilização dos potes. É importante saber que o leite só poderá ficar armazenado por até 15 dias.

voce sabia leite materno mama

Com informações: 
Site Fiocruz (rblh.fiocruz.br)
Ministério da Saúde

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Katianne Guimarães diz:

    Gostaria de saber se vcs recomendam a ordenha por bombinha ou é melhor com as mãos

    1. Dica de Lingerie diz:

      Olá, Katianne,

      Neste caso, segundo pesquisas do nosso artigo, eles recomendam que seja com a mão.

      Ainda, sim, em caso de dúvidas, sugiro procurar o banco de leite mais próximo.

      Espero ter ajudado!

      Abs

  2. Pamela Rufino diz:

    Quem faz uso do medicamento Levoid pode ser doadora de leite materno?

    1. Dica de Lingerie diz:

      Oi Pamela!

      Neste caso você tem que se informar com o pediatra ou com o banco de leite humano mais próximo de você. Tem um link no texto que te leva ao mapa de todos os bancos de leite do País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *