Gestante e Grávida

5 erros que pais de primeira viagem devem evitar

Erros de pais de primeira viagem
Erros que pais de primeira viagem deve evitar

Cuidar de um recém-nascido é desafiador para pais de primeira viagem. Até porque, o bebê não vem ao mundo com um “manual” e cada maternidade é diferente da outra. Prova disso, é que nem sempre o conselho de amigos que já são pais dará certo para o seu filho. Sobre este assunto, elaboramos alguns dos erros mais comuns e como evitá-los.

Dar bola para todos os “conselhos”

De repente, o mundo inteiro sabe criar o filho dos outros, menos os próprios pais. Os famosos “pitacos” são inevitáveis nesta fase. Com o estresse diário em lidar com uma nova rotina, os pais de primeira viagem precisam ter sabedoria. Dar ouvidos a estes tipos de conselhos só prejudica a saúde mental. Pai e mãe precisam estar bem para criar uma criança.

Desespero

É preciso ter muita calma nas situações adversas. Se o bebê está chorando, verifique se a fralda está cheia, se ele está com frio ou com fome. A emoção, muitas vezes, é inevitável. Sim, a mãe vai chorar e, por isso, não é o momento de ter orgulho em rejeitar ajuda. Se alguém chega em casa e se oferece para segurar o bebê enquanto você toma banho, não recuse.

Ignorar a higiene bucal

Não pensar na saúde bucal do bebê nos primeiros meses de vida é um erro. Até se atentar à importância disso, pode ser tarde demais. O bebê nunca é novo demais para iniciar bons hábitos bucais. O correto é sempre usar gazes úmidas para limpar as gengivas do bebê. Na dúvida, procure um dentista para mais orientações.

Ignorar a temperatura da criança

Febre alta ou baixa, os pais nunca podem ignorar febre de um bebê. Ao identificar a temperatura anormal da criança, os pais de primeira viagem devem procurar o médico imediatamente.

Comprando muitas peças RN

Sim, a vinda do bebê afeta (e muito a carteira dos pais). Por falta de informação, por exemplo, muitos casais exageram na compra de peças, principalmente RN. Uma super dica, entretanto, é convidar um amigo que já é pai para acompanhar nas compras do bebê. Isso porque, o pai e a mãe experiente dirão exatamente o que é preciso e o que é supérfulo.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *