Parto e Pós-parto

Parto humanizado: O que é e qual é a sua importância?

Parto humanizado? Você sabe o que significa?

O que afinal é “parto humanizado”? O parto humanizado não significa necessariamente a mulher parir o bebê em uma banheira ou em meio a flores…

É claro que, no parto normal/natural, a mãe está mais presente, mas até mesmo na cesariana é possível optar por noções mais humanizadas de lidar com o parto (mesmo que neste caso sejam mais focadas no pós-parto).

parto humanizado

Por isso, é preciso entender que “parto humanizado” é a forma de ASSISTÊNCIA que um parto pode ter!

Hoje sabemos que existe a assistência humanizada e a medicalizada.

A medicalizada tem a tendência de interferir no processo do parto ao invés de seguir um processo mais fisiológico, natural e individualizado.

Dessa forma, surgiram várias intervenções na história da obstetrícia que viraram rotina, sem se pensar muito na necessidade de cada caso.

O conceito de parto humanizado é: um conjunto de características básicas que um parto pode, ou melhor, deve ter. Porém, infelizmente, nem sempre é assim… Por isso é extremamente importante manter, tanto os profissionais de saúde quanto as mulheres informadas sobre essas características. Para que possamos assegurá-las nesse momento tão importante da vida da mulher.

Veja as características para um parto humanizado:

👉 A gestante poder escolher alguém para fazer companhia e ajudar lhe passando apoio durante o momento do parto (é lei!).

👉 Informar a toda mulher sobre os procedimentos que serão realizados durante o parto e saber se é o que ela deseja.

👉 Permitir o primeiro contato imediato do bebê com a mãe logo ao nascer (golden hour), e garantir que eles permaneçam juntos durante todo o período de internação.

👉 Estar informada sobre as opções que facilitam a amamentação, que são a golden hour, o alojamento conjunto, o banho adiado do bebê e a amamentação na primeira hora de vida.

👉 Confiar na fisiologia do parto. Acompanhar o caso da mulher e o seu processo fisiológico, e aí sim utilizar das intervenções se for realmente preciso uma ajuda na situação.

👉 Considerar que o bebê tem direito a um nascimento natural, considerando que o parto é algo fisiológico e em grande parte das vezes não precisa de qualquer intervenção. Ter respeito à mulher e considerar que ela é capaz de conduzir esse processo.

👉 Ela deve ser ouvida numa relação horizontal com a equipe médica, e não verticalizada, onde a equipe tem mais voz. Ela deve ser acalmada, incentivada, encorajada.

👉 Ter um ambiente acolhedor com boas condições e recursos disponíveis para sua segurança.

👉 Significa que ela tenha assistência ao parto e nascimento seguindo evidências científicas e aos altos padrões de qualidade (de acordo com as Normas Técnicas e recomendações do Ministério da Saúde).

Significa, enfim, que o parto possa fluir de forma mais HUMANA, como deve ser!

Hora de ouro da mãe e bebê

Significa, enfim, que o parto possa fluir de forma mais HUMANA, como deve ser!

Como foi esse momento de falar sobre o parto para você no pré-natal? Envie esse artigo para as amigas para que garantam um parto tranquilo e com respeito. Compartilhe!

Você e o seu médico já sabem qual tipo de parto é mais indicado para você? Existem vários tipos: parto normal, domiciliar, de cócoras e até na água. Tire as dúvidas sobre quais são os tipos de parto e como é cada um clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *