Parto normal: 5 coisas que não te contaram

Parto normal
Foto: Alessandraamendess / Pixabay

O que é o parto normal? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o momento do nascimento de forma natural e espontânea. Neste caso, o bebê pode nascer entre 37 e 42 semanas e de cabeça para baixo. O parto normal também é conhecido como parto vaginal.

Para a gestante que quer parto normal, é importante saber, neste artigo, 5 coisas que provavelmente não contaram sobre ele.

1- Se mexer é eficaz, mas não é fácil

É preciso se movimentar bem para ajudar no parto normal. Caminhar, rebolar e agachar são alguns dos diferenciais que ajudarão. Porém, esta não é uma tarefa fácil quando começam as contrações.

2- A dor oscila no momento do parto

A gestante vai sentir dor e ela irá mudar de nível. É que as contrações vão e voltam, ficando mais forte e depois mais tranquilas. De acordo com profissionais de saúde, quando esta dor do parto normal estiver insuportável é sinal de que o bebê já está a caminho.

3- As dores podem acontecer após o parto

Durante o trabalho de parto, a gestante faz muitos esforços que podem ser sentidos no dia seguinte. O canal vaginal dói, assim como também as pernas, cóccix e costas. A sensação é de ter malhado na academia pela primeira vez e sentir as dores no dia seguinte. Entretanto, nem todas sentirão incômodos, já outras terão desconfortos.

4- Nem sempre o amor é lindo…

Muitas pessoas romantizam o parto achando que a mãe amará o bebê incondicionalmente. Mero engano. A verdade, é que nem todas sentem isso devido a depressão ou baby blues que possa vir a ter após o nascimento do filho. Isso é normal, mas é preciso procurar ajuda médica, informando imediatamente o médico obstetra ou o pediatra da criança.

5- Bebês parecem gripados

O sistema respiratório do bebê pode pode estar cheio de líquido aminiótico e por isso ele irá espirrar. Isso pode acontecer após o parto, mas não se assuste, pois o espirro ajuda a limpar as vias respiratórias. Você, mamãe, não precisa achar que ele adoeceu. No entanto, em casa de preocupação, procure imediatamente o médico.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e confira, a seguir, algumas dicas para ter um parto normal tranquilo.

– Faça atividade física recomendada pelo médico;
-Deixe a casa pronta e arrumada para ir mais tranquila;
-Aprenda a justificar procedimentos errados antes do nascimento;
-O pai pode (e deve ajudar);
-Não tema a dor, mas não tolere qualquer ação.

Referências:

Portal Casa da Doubla


Você também pode gostar...