Bebê e Criança

Passo a passo para a higiene do bebê!

O banho do bebê e a sua higiene em geral necessitam de alguns cuidados especiais, você sabe quais são eles? São vários detalhes para se levar em consideração: melhor horário para o banho, as suas etapas, temperatura da água, etc. Confira nesse artigo o que as mamães de bebê devem saber na hora de fazer a higiene do pequeno! Veja a seguir:

hora do banho higiene bebê

Primeiro banho?

Tenha tudo o que vai precisar por perto na hora do banho! Ainda na maternidade, a enfermeira fará um banho demonstrativo para você. Assim, é só reproduzir em casa, seguindo o passo a passo. No caso dos bebês logo no início da vida, especialistas recomendam lavar a cabeça primeiro, mantendo o corpo do bebê enrolado em uma toalha e que, em seguida, se seque a cabeça e lave o corpo delicadamente. Há também os cuidados que devem ser tomados com o umbigo do bebê, para saber melhor é só clicar aqui!

higiene do bebê banho

Temperatura ideal da água

A temperatura da água é o fator que regula o conforto do banho do bebê. O indicado é que ela seja entre 36° e 37°C. A temperatura do ambiente também deve estar agradável para ele.

Hora do banho! Por onde começar?

Atenção! Para higienizar o bebê, você deve usar apenas sabonetes neutros, indicados especialmente para eles. E jamais deixe o bebê sozinho na banheira.

Se você costuma usar anéis, pulseiras e relógio, lembre-se de retirá-los, pois pode ser que machuquem o bebê. Lave suas mãos e lembre-se sempre também de higienizar a banheira.

higiene do bebê banho

Antes de tudo, higienize a região genital com algodão e água morna. Nas meninas, ela é feita na direção da vagina para o ânus (de frente para trás). Essa direção é importante para para que seja evitado o transporte e, assim, a contaminação vaginal pelas fezes. Nos meninos, é importante higienizar abaixo da bolsa testicular (o saquinho do bebê).

Inicie o banho pela cabeça. Lave e seque. Em seguida, lave o rostinho com água, e os olhos, do canto interno para o externo. Tenha cuidado para não deixar entrar água pelos ouvidos. Em seguida, lave o restante do corpo.

Mantenha a rotina!

higiene do bebê banho

O banho deve ser dado sempre no mesmo horário. A dica é dar preferência à noite, pois dessa forma você facilita o sono do bebê.

Além disso, faça a limpeza nasal! Tão importante quanto o banho é a remoção das impurezas inaladas. Dessa forma, você estará facilitando a respiração, a amamentação e prevenindo eventuais infecções por micro-organismos.

Gostou das dicas? Tem muito mais aqui no blog: você sabia que não é normal sentir dor durante a amamentação e que isso é, na maioria das vezes, consequência de uma pega incorreta? Veja como deve ser a famosa pega correta clicando aqui! Para saber mais, você também pode baixar o nosso e-book gratuito com o Manual Completo da Amamentação Eficaz clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *