Amamentação

“Pega correta” na Amamentação: Como funciona?

pega-correta-short-doll

Muito se fala sobre a “pega correta” na amamentação, e ela é realmente importante! O jeito que o bebê pega no seio tem total influência no sucesso da amamentação, e a pega correta NÃO machuca a mãe, estimula a produção de leite e o bebê fica bem alimentado! Mas, afinal, como deve ser a pega correta?

Confira abaixo 8 dicas para facilitar o sucesso da amamentação:

1- A boca do bebê fica aberta estilo “boquinha de peixe”.

2- Os lábios do bebê devem estar voltados para fora.

mãe amamentando pega correta

3- Grande parte da aréola deve estar dentro da boca do bebê, e não apenas o mamilo. Isso porque as terminações nervosas da aréola devem ser devidamente estimuladas para que chegue ao cérebro da mãe a mensagem de que há alguém mamando e que um certo volume de leite materno tem que ser produzido, condizente com o tamanho da fome do bebê. Além disso, a aréola deve estar mais visível acima do que abaixo da boca do bebê, o que é chamado de “pega assimétrica”.

4- O nariz não fica encostado no seio, respirando livremente.

sutiã amamentação

5- O queixo fica encostado no seio.

6- O corpo do bebê deve estar voltado para a mãe.

7- Na pega correta, as bochechas ficam arredondadas quando suga o leite. Escutar sons de estalidos ou de “beijo” pode ser sinal de que ele não está sugando corretamente.

Sutiã Amamentação com Renda

8 – O bebê deve estar confortável, com a coluna e cabeça alinhados. A mulher também, com as costas, braços e pés bem apoiados. Quanto mais confortável melhor!

Confira o resumo com as dicas na imagem a seguir:

Esse é um passo a passo para te auxiliar, mas é importante lembrar: acima de tudo, curta o momento! Estar relaxada é um fator fundamental para o sucesso da amamentação. Gostou das dicas? Tem muito mais aqui no blog, você sabe dizer quando o seu bebê está com calor ou frio? Confira as dicas para saber identificar como o(a) pequeno(a) está se sentindo clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *