Gestante e Grávida

7 coisas que você deve perguntar ao seu obstetra

Engravidar gera um misto de emoções e muitas dúvidas, ainda mais para os pais de primeira viagem.

E se você, mamãe, está prestes a ir ao médico para fazer o pré-natal, vale conferir este artigo sobre “7 coisas que você deve perguntar ao obstetra”.

Este texto também é direcionado às mamães que já estão sendo acompanhadas, afim de conferirem se não esqueceram alguma dúvida.

1- Pintar o cabelo, pode?

Para mães que amam manter a cor das madeixas em dia, este, sem dúvida, é o maior sacrifício durante os 9 meses. Entretanto, é importante saber diretamente com o obstetra, o porquê e os possíveis problemas que podem causar ao feto.

2- Como adaptar com seus animais de estimação?

Também é um dilema para muitas gestantes: como lidar com os animais de estimação ao descobrir a gravidez? Pode ser que o médico peça um exame para saber se a gestante está imune a toxoplasmose. Porém, é importante ter total atenção e cuidado com higienização e vacina dos bichinhos.

3- Quais exames necessários durante a gestação?

Para quem já viveu os 9 meses sabe bem que os exames neste período são bem rotineiros. Por isso, é interessante saber detalhadamente com o médico quais serão e a importância de cada um deles.

4- O que pode ou não comer neste período?

Se a grávida pode comer de tudo? A resposta é: procure seu obstetra! Brincadeiras a parte, esta informação é de suma importância, pois, neste momento, ela estará alimentando mais uma pessoa. O bebê precisa de nutrientes essenciais e, durante a consulta, a mamãe poderá ter todas as informações.

5- Remédio para dor de cabeça, pode?

A gestante NÃO PODE nem sonhar em beber remédio sem orientação médica. Isso pode ser muito perigoso e somente o obstetra para lhe orientar. Caso sinta desconfortos, fique com o telefone dele e faça uma ligação, mas a automedicação nunca deve ser a saída. Isso precisa ser atentado!

6- Praticar atividade física está liberado?

Dificilmente um médico poderá proibir a paciente de praticar atividade física durante a gestação. No entanto, é preciso ter cautela e saber, por exemplo, se a mesma já praticava antes. Hidroginástica é o exercício ideal, mas compete ao obstetra apontar qual pode ou não.

7- Cólicas e sangramentos podem acontecer, mas, como agir?

São normais no primeiro trimestre da gravidez quando o óvulo fertilizado se implanta no útero e começa a crescer. Mas, se depois disso os sintomas insistirem, é importante procurar o médico, imediatamente. De antemão, vale saber mais com o obstetra.

Sempre que tiver dúvidas, você deve perguntar ao seu obstetra.

Gostou do artigo? Após ir ao obstetra, comenta aqui com a gente como tudo ocorreu.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *