Quero Engravidar

Dilema De Muitas Mulheres: “Por Que Não Consigo Engravidar?”

Engravidar: um sonho distante para muitos casais

Por não conseguirem engravidar após várias tentativas, o sonho da maternidade parece mais distante para algumas mulheres. E esse resultado pode gerar desânimo, frustração e angústia. Mas, se é esse o seu caso, tenha calma! Muitas vezes, a solução é mais simples do que se imagina.

Antes de tudo, é preciso entender que você não é a primeira, nem será a última a enfrentar essa situação. Assim como você, várias mulheres um dia já se questionaram: “Por que não consigo engravidar?”.

Justamente para te ajudar a entender o que pode estar impedindo que “o seu positivo” chegue logo, escrevemos este artigo. Então, continue lendo e veja como proceder para obter êxito na fecundação!

O uso de anticoncepcional:

Se você está pensando em engravidar, o primeiro passo é abolir os anticoncepcionais quanto antes.

O anticoncepcional é uma dose de hormônios que mexe com o corpo feminino, então, quando a mulher os deixa de tomar, o corpo entra em “choque”. Leva algum tempo para que o metabolismo volte ao normal, e a mulher volte a produzir seus hormônios normalmente.

O tempo de concepção após a suspensão da pílula pode variar de mulher para mulher. Em alguns casos, a gestação pode acontecer até seis meses depois, mas, para 85% das mulheres, esse prazo pode aumentar para 12 meses.

Inclusive, esse tempo pode se prolongar, principalmente, se a mulher tomou o anticoncepcional durante muito tempo.

Se a mulher sofre com períodos menstruais irregulares, também terá problemas nesse sentido, mesmo com a suspensão dos anticoncepcionais. Como consequência, ela poderá ter dificuldade em ovular (no caso de ovários policísticos) ou uma baixa reserva ovariana.

Se isso aconteceu com você, saiba que é necessário procurar um médico imediatamente.

Relações sexuais durante o período fértil:

Entender o período fértil da mulher também é um importante passo para quem deseja engravidar, pois é nesse momento que o seu corpo está totalmente preparado para receber um embrião.

O período fértil dura sete dias e acontece entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Para ter um melhor controle desse período, o ideal é anotá-lo no calendário. Assim você saberá os melhores dias para ter suas relações sexuais.

O coito programado:

Essa prática não se limita apenas a ter relações sexuais no momento certo. Um dos procedimentos mais eficazes e baratos, o coito programado consiste em um tratamento que estimula a produção dos ovários da mulher.

O tratamento utiliza um remédio que induz a mulher à ovulação, em que cada ovário produzirá entre 2 a 15 folículos. Isso pode ser feito via oral ou por meio de medicamentos injetáveis.

O uso do medicamento deve ser acompanhado de várias ultrassonografias. Esses exames identificarão o momento certo para que o coito seja praticado, ou seja, quando o folículo se romperá.

A manutenção do controle emocional:

O estresse atrapalha, e muito, o casal a ter um filho. Seus efeitos são prejudiciais principalmente para o corpo da mulher, que produz uma substância que dificulta a fecundação.

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, de algum caso em que a mulher tentou engravidar durante anos e nunca conseguiu. No entanto, quando ela já havia desistido de ser mãe, o bebê surgiu!

Nesse sentido, o melhor a se fazer é manter a calma e não ter pressa — afinal, isso só vai dificultar ainda mais as coisas. Se for preciso, procure uma terapia para te ajudar a controlar a ansiedade.

Cuidados com a saúde do casal:

Muitas pessoas ignoram o cuidado com o próprio corpo e acabam exagerando em bebidas alcoólicas, cigarros e má alimentação. Isso sem contar no próprio aumento do estresse por excesso de trabalho, por exemplo.

Pois saiba que essas atitudes são grandes vilãs para quem quer conseguir engravidar. E isso não vale apenas para a saúde da mulher! Afinal, se o casal quer ter um filho, o homem também deve colaborar e se atentar nisso.

O primeiro passo é investir em uma alimentação rica em vitaminas e minerais — como gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol e o grão-de-bico — e evitar os carboidratos.

Praticar atividades físicas regularmente é outra importante recomendação. Dentre suas vantagens, podemos destacar:

  • melhora a circulação sanguínea;
  • aumenta a produção e a qualidade de espermatozoides;
  • diminui a ansiedade, além de melhorar o controle hormonal.

Vale lembrar ainda que os parceiros podem sofrer de algum problema de infertilidade. Então, antes de começar com as tentativas, o casal deve fazer exames médicos e checar se ambos estão aptos a ser pais. Lembre-se: muitos casos de infertilidade são reversíveis e facilmente tratados!

Ingestão de vitaminas:

Sem dúvida, o melhor amigo de uma gestante ou de uma mulher que quer engravidar é o ácido fólico. Esse composto ajuda não só na formação e no fortalecimento do óvulo, mas também previne qualquer problema com o útero depois da concepção.

Aliás, os homens também podem tomar alguns suplementos para melhorar a qualidade dos espermatozoides. Mas, logicamente, tudo isso deve ser feito com o acompanhamento de um médico.

Ajuda profissional para engravidar:

Se mesmo após ter feito tudo o que vimos aqui, você não conseguiu engravidar, saiba que é hora de procurar um médico especializado. O momento aconselhado para se tomar essa atitude é após um ano de tentativas — isso para uma pessoa com a saúde boa.

Algumas mulheres têm problemas de saúde que atrapalham na concepção, como endometriose, ovário policístico e problemas de tireoide. Se esse é o seu caso, a situação é um pouco mais delicada e complexa. Portanto, o médico deve acompanhá-la desde a primeira tentativa. Aliás, se você não consegue engravidar e não sabe o porquê, talvez o motivo seja um desses problemas de saúde.

Contudo, não se limite a apenas um especialista: consulte-se com mais de um. Poderão ser pedidos exames de sangue para saber como está a sua saúde e o que pode estar impedindo a concepção.

Por fim, depois de tudo isso, uma última dica é procurar outras mulheres que estejam passando por problemas semelhantes. Assim vocês podem compartilhar experiências, e você ficará mais tranquila!

E aí, gostou do nosso post? Conhece alguém que também se pergunta “por que não consigo engravidar”? Então compartilhe essas dicas nas redes sociais e ajude outras mulheres que estão tentando engravidar!

  • Descubra como utilizar o Cartão Cidadão para sacar o FGTS durante a gravidez!
    Olá, futura mamãe! Se você está grávida e se preparando para a chegada do seu bebê, é importante estar ciente dos recursos disponíveis para ajudar na sua jornada. Uma dessas opções é o Cartão Cidadão, uma alternativa prática e conveniente para sacar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) durante esse período …
  • Bronquiolite e seu crescimento de casos em 2023
    Segundo o FIOCRUZ, houve um aumento expressivo de 45% das internações por Síndrome Respiratória Aguda em crianças, principalmente pela bronquiolite. A bronquiolite é uma doença respiratória comum em crianças, principalmente em bebês menores de 2 anos de idade. É geralmente causada por uma infecção viral, sendo que 72% dos casos são devidos ao VSR (Vírus …
  • CARTÃO MERCANTIL: Vale a pena solicitar?
    Assim como qualquer cartão de crédito, o CARTÃO MERCANTIL possibilita ao contratante comprar no Brasil e no exterior, além de fazer saques em dinheiro. As transações podem ser acompanhadas pelo aplicativo, disponível para ser baixado em qualquer loja de aplicativos: Play Store (Android) ou Apple Store (Apple). Já a fatura do cartão mercantil é disponibilizada …
  • 21 objetos que você está usando errado!
    Confira neste artigo quais são os objetos que provavelmente você está usando de forma errada! Você já parou para pensar em quantos objetos utilizamos no nosso dia a dia de maneira equivocada? Muitas vezes, estamos tão acostumados a usar as coisas de uma certa forma que nem paramos para questionar se existe uma maneira mais …
  • Vacina para Vírus Sincicial aprovada!
    Melhor notícia para pais e pediatras! O vírus sincicial respiratório (VSR) é a maior causa de internação pediátrica por quadros respiratórios em crianças menores de 2 anos, sendo particularmente agressiva em bebês com menos de 6 meses, prematuros, cardiopatas e crianças com outras comorbidades. Este vírus pode levar a necessidade de UTI, respirador, lesões pulmonares …

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *