Gestante e Grávida

Primeira gravidez? Saiba alguns cuidados importantes!

É mamãe na primeira gravidez?

cuidados-primeira-gravidez

A primeira gestação é um marco na vida de uma mulher. É um universo novo, com muitos assuntos para explorar. De todos os cuidados, talvez o mais importante para se lembrar seja a atenção com a pressão arterial!

Como vai a sua pressão arterial?

Você sabia que as mulheres mais sujeitas à pressão alta na gestação são as mulheres na primeira gravidez? As consequências dessa pressão alta podem ser realmente sérias. A hipertensão pode evoluir para o que é chamado de pré-eclampsia e, para a forma mais grave, a eclampsia. No Brasil, ela é responsável por 75% das mortes maternas, o que é um pena, pois essa patologia pode ser prevenida se for tratada precocemente. Já em países do primeiro mundo, é raro ocorrer uma morte por eclâmpsia.

conjunto lingerie gestante grávida

O fato é que, além de fatores como:

– mulheres grávidas com menos de 18 anos e acima dos 35 anos de idade,

– mulheres já com sobrepeso quando engravidaram,

– as que ganharam muito peso durante a gravidez,

– ter parentes próximos que já passaram por pré-eclampsia,

Há também fatores como o estresse que contribuem para a hipertensão. As mulheres que não dormem bem, que trabalham demais, sem apoio familiar, ou que possuem muitas preocupações e por isso vivem estressadas correm risco maior de desenvolver pré-eclâmpsia.

calcinha grávida gestante

Por isso é importante sempre estar atenta a sua pressão arterial. E o alerta vai principalmente em caso de primeira gravidez. É importante que a grávida tenha uma rotina mais tranquila e que tenha apoio.

O ganho de peso

Além disso, os cuidados devem começar logo no primeiro trimestre de gestação: é  importante é garantir uma boa nutrição. A gestante precisa ingerir proteínas e evitar massas, doces, frituras e comidas gordurosas.

pijama gestante amamentação

O ideal é que ela engorde de 8kg a 12kg durante toda a gravidez, de forma que em um mês, quarenta dias depois do nascimento do bebê, volte ao peso que tinha antes de engravidar. O grande perigo do excesso de peso é a pré-eclampsia. Se a dieta não for balanceada e houver abuso na ingestão de sal, o risco aumenta.

Gostou dessas dicas? Continue no blog lendo tudo sobre a maternidade em todas as suas etapas: tentantes, grávidas, o pós-parto e a amamentação clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *