Gestante e Grávida

Primeiro trimestre de gestação? Veja 4 dicas importantes!

É mamãe no comecinho da gravidez? Saiba 4 dicas que, na verdade, são cuidados super importantes que você pode ter para ajudar a cuidar da saúde desde o primeiro trimestre da gestação.

dicas primeiro trimestre gravidez gestação

1- Os enjoos

No primeiro trimestre, os enjoos podem acontecer. Eles costumam ser mais frequentes pela manhã, mas é possível que também apareçam à noite, atrapalhando o sono da gestante.

Por quê eles ocorrem? Devido ao excesso de hormônios que deixa o transporte da comida pelo sistema digestivo mais lento, por isso, cuide da sua alimentação: para que você possa dormir melhor, jante mais cedo, coma menos quantidade em intervalos mais curtos e faça uma refeição leve.Primeiro trimestre

Lembre-se que, em caso de vômitos, você perde muito líquido, e a grávida precisa ingerir bastante água para a saúde geral do seu corpo.

2- A alimentação

camisete gestante alimentação

Logo no primeiro trimestre de gestação, é importante garantir uma boa nutrição. É essencial que a gestante consuma proteínas e evite massas, doces, frituras e comidas gordurosas.

3- O peso

grávida gestante fitness

O ideal é que a mulher engorde de 8kg a 12kg durante toda a gravidez, para que em torno de um mês, quarenta dias depois do nascimento do bebê, ela possa voltar ao peso que tinha antes de engravidar. O grande perigo do excesso de peso na gravidez é a pré-eclampsia. Se a dieta não for balanceada e houver abuso na ingestão de sal, esse risco aumenta.

Para ver mais detalhes sobre a pré-eclampsia, ou seja, a hipertensão na gravidez, e quais mulheres tem mais risco, clique aqui!

4- As estrias

Primeiro trimestre

A prevenção das estrias não precisa esperar o terceiro trimestre, quando a barriga já está maior, para começar. Os cuidados já são válidos desde o início da gravidez, e a partir do quarto mês, eles devem ser redobrados, pois é quando o estiramento da pele é maior. Para ler mais detalhes sobre como já começar a preveni-las e cuidar da saúde da sua pele, acesse o artigo só sobre o cuidado com as estrias. Para ler mais, clique aqui!

Gostou desse artigo? Continue lendo dicas para toda a fase da sua gestação (e maternidade em geral) clicando aqui!

Leia também: Mitos da gravidez!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *