Amamentação

Quais são as melhores posições para amamentar?

Você sabia que existem posições mais indicadas para amamentar? Sim!

Conhecer as posições adequadas também é importante na hora de amamentar.

São várias e a mãe deve escolher a mais confortável, que a deixe mais relaxada nesse momento. Precisa ser prazerosa para ela e para o bebê! Separei alguns exemplos para você, mamãe. São elas:

Deitada:

Pijama de amamentação, para conferir é só clicar aqui!

Para amamentar deitada, você pode se deitar de lado, usando travesseiros para apoiar a cabeça e as costas. O bebê deverá permanecer também deitado de lado, proporcionando o contato do abdome da mãe com o abdome dele. Os ombros do bebê devem ser apoiados com os braços da mãe para manter a posição adequada.

Posições para amamentar

Para as primeiras horas após a cesariana (ou em caso de excesso de leite), uma posição mais útil é de barriga para cima, com a criança deitada em cima da mãe, de frente para ela.

Sentada:

Mamãe amamentando sentada com o sutiã de amamentação Dica003.

A dica para amamentar sentada é manter as costas apoiadas na cadeira ou cabeceira da cama. Você pode também cruzar as pernas, ou ainda usar travesseiros sobre as coxas. Você pode também por os pés em um pequeno banco para dar mais apoio.

O bebê pode ficar deitado, em posição invertida (entre o braço e o lado do corpo da mãe) ou sentado. Manter o bebê sentado é muito utilizado em situações especiais como crianças prematuras, fissuradas ou sindrômicas.

Lembre-se: não havendo dificuldades para pegar na mama, nas diversas posições o bebê pode permanecer sentado, deitado ou em posição invertida (entre o braço e o lado do corpo da mãe).

E em caso de gêmeos?

Para se posicionar durante a amamentação de gêmeos, a mãe pode ficar sentada com um bebê na forma tradicional e o outro na posição invertida – com o corpo desse bebê embaixo da axila, segurando sua cabeça com a mão e o corpo apoiado em uma almofada.

Nas mamadas seguintes, faça um rodízio de posições entre os bebês. As mamadas devem ser iniciadas ao mesmo tempo, pois assim os dois descansam juntos e a mulher que amamenta terá tempo para o seu próprio descanso também. Descanso é muito importante para uma boa amamentação!

recem nascido amamentação sutiã bojo amamentar
Sutiã de amamentação com bojo e renda.

E por que usar sutiãs de amamentar? A mãe precisa estar tranquila para amamentar, e os sutiãs de amamentação facilitam o acesso aos seios a qualquer hora que o bebê chorar de fome. Eles são feitos pensados no conforto para não atrapalhar a mulher e do bebê, e você ainda pode optar por bojo ou sem bojo.

Mas não se preocupe, pois até os que possuem bojo são macios para não machucar e nem interferir na pega do bebê. Já os sem bojo são ótimos inclusive para dormir, e também oferecem a mesma sustentação que as mamas precisam.

Gostou? Leia mais dicas sobre amamentação clicando aqui!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *