Gestante e Grávida

Quero me exercitar na gravidez: O que saber?

Quais são os benefícios da prática de exercício físico na gravidez? E as precauções? O que devo saber antes de me exercitar nessa fase?

exercícios-na-gravidez

A prática de exercício físico é uma atividade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. No mundo todo, estamos cada vez mais nos sensibilizando para estilos de vida mais saudáveis.

gestante fitness exercício gravidez
Conjunto fitness com calça para gestante

Mas o exercício físico indicado para gestante é o mesmo de uma pessoa não gestante? Não. Gravidez não é doença, mas é um período que envolve muitas mudanças no organismo materno. Por isso, sabemos que a prática de exercício físico deve ser ponderada e ser levado em conta os hábitos da mulher antes da gravidez.

Calça fitness gestante
Calça fitness para gestantes

A prática de exercícios físicos, na gravidez, traz benefícios para a saúde da grávida, como: ajudam a relaxar, melhoram a postura e diminuem a dor lombar, combatem o risco de desenvolver diabetes gestacional, ajuda a fortalecer a musculatura do corpo da mulher e suportar o peso da barriga. O Ministério da Saúde confirma!

Mas antes de começar, é preciso alguns cuidados importantes para não atrapalhar a mãe e a gestação.

Quero me exercitar, o que fazer?

1- Em primeiro lugar, a gestante precisa da liberação médica.
2- Após a liberação, ela precisa de prescrição e acompanhamento de um profissional de educação física. O histórico de atividades da gestante vai ser levado em consideração.
3- Organize a prática do exercício físico na sua rotina.

fitness gestante
Conjunto fitness para gestantes

Uma atividade que traz muitos benefícios e não causa um gasto de energia exagerado é o pilates. Fortalece toda a musculatura do corpo, relaxa a mente e prepara a mulher para o parto.

Amenizando o estresse na gravidez!

Embora seja normal a ansiedade tomar conta dessa fase – afinal, você está gerando uma vida, lidando com o medo do parto e pensando nos cuidados e na educação do filho que está por vir – o baixo peso e problemas de desenvolvimento na infância podem ter a ver com altos níveis de estresse na gravidez.

calça exercício físico gestante ioga

Para quem curte, uma dica para amenizar esse sintoma é a ioga. Um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Saúde Fetal da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em 2013, comprovou que a prática de ioga pode ajudar a amenizar o estresse na gravidez: ela ajuda a diminuir o inchaço tão comum no fim da gestação, e como os exercícios de respiração fazem com que o coração bata mais depressa, os rins também passam a funcionar mais rápido, minimizando a retenção de líquido, que provoca o inchaço. Além disso, esse aprendizado também vai ajudá-la durante o parto.

calça fitness gestante

Mesmo com o equilíbrio alterado durante a gestação, é possível praticar a atividade sem dificuldade, seguindo sempre as orientações de um profissional que deve ser especializado em gestantes, e ter o aval do obstetra antes de tudo.

Gostou? Continue lendo mais dicas no blog para grávidas, sobre o parto, amamentação, pós-parto, saúde do bebê e muito mais clicando aqui!

Leia também: 3 tipos de exercícios físicos que ajudam no parto normal!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *