Gestante e Grávida

Reta final da gravidez: 5 dicas para aguentar o calor

Exausta é a palavra que define a reta final da gravidez. A mãe se sente incomodada, pesada, muitas vezes com falta de ar e com muito calor. Juntando com os meses de agosto e setembro, então, fica ainda mais tenso. Sendo assim, é hora de ligar o ventilador e aplicar outras dicas deste artigo para “sobreviver” aos dias quentes.

5 dicas para amenizar o calor:

1- Usar roupas e calçados leves;

2- Andar sempre com uma garrafa de água. A hidratação irá amenizar o calor na gestação e prevenir infecções urinárias;

3- Cuidado com a alimentação, mantenha equilibrada. É importante aumentar a ingestão de frutas no meio da manhã e no meio da tarde;

4- É preciso evitar sair de casa em períodos quentes. Caso necessite sair, adote as dicas anteriores;

5- Procure manter os locais de trabalho e de residência com ventilação e umidade adequadas, tendo especial cuidado ao utilizar aparelhos de ar condicionado. Deve-se evitar o contato direto com o ar que sai deles, pois é muito frio e pode causar sintomas catarrais e contraturas musculares.  

Publicidade
Continua após a publicidade..

Reta final da gravidez e atividades ao ar livre

Exercícios na gestação precisa de autorização médica. Na reta final, então, o cuidado precisa ser redobrado. Virar uma musa fitness na gravidez sem nunca ter praticado atividade física é perigoso. Por isso, neste momento, uma avaliação médica e acompanhamento adequado não pode ser descartado.

Abuse da piscina ou praia

Tem a oportunidade de sair para estes lugares? Aproveite! Afinal, a vinda de um bebê mudará toda a sua rotina. Sendo assim, estes momentos, pelo menos no início, serão difíceis de aproveitar (mas não impossíveis). E aproveitando o tópico anterior, geralmente a atividade física é recomendada dentro da água para gestantes.

Roupas confortáveis

Abuse e use dos vestidos ou outras roupas com tecidos leves e frescos. Geralmente estas são as peças queridinhas das grávidas, por isso vale o investimento.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *