Como cuidar dos seios durante a amamentação

Aprenda a cuidar dos seios durante a amamentação
Dicas de cuidados

Nem sempre dar de mamar é um prazer. A verdade é que a mãe pode sofrer com rachaduras, dores e ressecamento nos seios durante a amamentação. Para vivenciar com tranquilidade este momento e cuidar das mamas, preparamos este artigo. Confira!

Um banho por dia é suficiente

Não é necessário lavar sempre os seios após cada mamada. Uma banho por dia é suficiente. Isso porque, caso higienize mais de uma vez por dia, o cheiro natural de leite materno será substituído por sabonete. Com isso, poderá incomodar o bebê. Inclusive é importante lembrar que alguns bebês recusam a mama por este motivo.

Usar produtos de higiene sem perfume

A mãe que amamenta não precisa de produto de higiene anti-séptico para lavagem. No entanto, é preciso evitar géis de banho ou sabonetes que contenham um perfume. Estes produtos podem mascarar o perfume natural.

Leite nos mamilos

Se os mamilos estiverem doloridos, basta extrair um pouco de leite após cada mamada e aplicá-lo neles. Em seguida, é só deixa-los secarem ao ar. Isto porque, e leite possui propriedades hidratantes e anti-sépticas. 

Sutiã adequado para os seios durante a amamentação

O sutiã de amamentação é especial. Sabemos disso porque trabalhamos na confecção de peças íntimas. O modelo ideal não pode comprimir o seio. Use um sutiã que apoie bem o seu peito, sem comprimi-lo. Tenha especial cuidado para que a armação do sutiã não pressione os seios. Esses pontos de pressão podem bloquear os dutos de leite ou causar mastite. 

Outros produtos úteis

Além do sutiã, confira outros produtos úteis para os seios durante a amamentação:

  • Creme para mamilos;
  • Protetores para mamilos;
  • Almofadas de hifrogel

Quando acionar um consultor de amamentação

Seios doloridos, rachados ou mastite podem acontecer ao amamentar o bebê. Além dos cuidados que citamos anteriormente, a mãe ainda pode contratar um consultor de amamentação. Ele irá verificar e fazer as devidas recomendações.

Você também pode gostar...