Amamentação

Como cuidar dos seios durante a amamentação

Aprenda a cuidar dos seios durante a amamentação

Nem sempre dar de mamar é um prazer. A verdade é que a mãe pode sofrer com rachaduras, dores e ressecamento nos seios durante a amamentação. Para vivenciar com tranquilidade este momento e cuidar das mamas, preparamos este artigo. Confira!

Um banho por dia é suficiente

Não é necessário lavar sempre os seios após cada mamada. Uma banho por dia é suficiente. Isso porque, caso higienize mais de uma vez por dia, o cheiro natural de leite materno será substituído por sabonete. Com isso, poderá incomodar o bebê. Inclusive é importante lembrar que alguns bebês recusam a mama por este motivo.

Usar produtos de higiene sem perfume

A mãe que amamenta não precisa de produto de higiene anti-séptico para lavagem. No entanto, é preciso evitar gel de banho ou sabonetes que contenham perfume forte. Estes produtos podem mascarar o perfume natural da pele.

Leite nos mamilos

Se os mamilos estiverem doloridos, basta extrair um pouco de leite após cada mamada e aplicá-lo neles. Em seguida, é só deixá-los secarem ao ar. Isto porque, e leite possui propriedades hidratantes e anti-sépticas. 

Sutiã adequado para os seios durante a amamentação

O sutiã de amamentação é especial. Sabemos disso porque trabalhamos na confecção de peças íntimas. O modelo ideal não pode apertar o seio. Use um sutiã que apoie bem o seu peito, sem comprimi-lo. Tenha certo cuidado para que a armação do sutiã não pressione os seios. Esses pontos de pressão podem bloquear os dutos de leite ou causar mastite

Publicidade
Continua após a publicidade..
amamentação amamentar sutiã

Outros produtos úteis

Além do sutiã, confira outros produtos úteis para os seios durante a amamentação:

Quando acionar um consultor de amamentação

Seios doloridos, rachados ou mastite podem acontecer ao amamentar o bebê. Além dos cuidados que citamos anteriormente, a mãe ainda pode contratar um consultor de amamentação. Ele irá verificar e fazer as devidas recomendações.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *