Bebê e Criança

Seu bebê te belisca ou puxa seu cabelo? Veja as dicas!

Como lidar com um bebê ativo que belisca, puxa o cabelo da mãe no dia a dia e também durante a amamentação?

Seu bebê te belisca, enfia o dedo no seu nariz, puxa seu cabelo, mexe no seu colar ou brincos, fica pegando no outro mamilo, etc.? Que beleza!

Primeiramente, saiba que é isso um comportamento natural do desenvolvimento. Isso acontece porque eles já entendem o ambiente ao redor.

Bebês a partir de 2 meses tendem a se distrair e interrompem as mamadas por qualquer barulho do ambiente.

Quando ficam mais velhos, dão conta de tudo ao redor ao mesmo tempo em que mamam. E querem fazer algo com aquela mãozinha livre. É aí que surgem os dedinhos no nariz, boca, orelha, beliscões e puxões de cabelo.

Algumas mães se cansam com toda essa atividade. É o seu caso?

Se isso está te incomodando muito, causando dor e a hora de amamentar não é mais prazerosa como antes, existem algumas dicas para conter toda essa atividade.

Confira a seguir:

1- Diga não:

Suas palavras são muito importantes para o seu bebê. Sempre que ele começar, afaste a mãozinha dele e diga ‘não’. Fazer isso sempre ajudará seu bebê a entender que é um comportamento ruim. Quando mais cedo, mais fácil de resolver.

2- Ignore:

Raiva não resolve. Quando seu bebê puxa seu cabelo, quer chamar a sua atenção. Se você o escuta, ele pode continuar fazendo isso de novo e de novo. Não reagir pode ajudá-lo lenta e gradualmente a se livrar desse hábito.

3- Seja firme:

Os bebês podem não entender a sua língua, mas certamente entendem os gestos. Se você não aprovar uma determinada ação, você precisa fazer seu bebê entender isso. Mostre sua desaprovação sempre que seu bebê te beliscar ou puxar o cabelo, caso contrário, pode confundi-lo. Ser firme e consistente em seus comandos é muito importante.

4- Substitua o negativo pelo positivo:

Sempre que seu filho te beliscar ou puxar seu cabelo, retire delicadamente a mão dele, pegue a mesma mão e ensine-o a fazer carinho. Deixe-o acariciar suavemente suas bochechas. Enquanto faz isso, você pode fazer pequenos gestos e comentários agradáveis ​​e fofos. Isso ajudará seu bebê a entender qual comportamento será apreciado e o que não será apreciado.

5- Distraia:

Às vezes, puxar seu cabelo pode se tornar uma brincadeira para o seu filho, e ele pode gostar. Você pode tentar técnicas de distração aqui. Tente desviar sua atenção para outro brinquedo ou alguma outra atividade, contando uma história, cantando ou lendo um livro durante a mamada.

6- Colares de amamentação:

Você pode tentar usar um colar da amamentação para distraí-lo. É um colar cheio de texturas e cores que você usa e o bebê fica mexendo durante a mamada. Pode ser também um brinquedo ou uma naninha, para ele ocupar a mãozinha. Se o seu bebê gosta de brincar com o outro mamilo e isso te incomoda, não abra o sutiã ou então coloque seu braço na frente para que ele nem tenha essa ideia.

7- Diga de novo e de novo:

Seu bebê não vai entender nada imediatamente, os bebês precisam ouvir tudo repetidamente. Você terá que ser paciente e persistente porque ainda há tempo para seu filho entender as palavras, o que significam e como suas ações o afetam e as pessoas ao seu redor.

Gostou do post? Conte pra gente!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *