Bebê e Criança

Sono do bebê: Saiba a maneira correta para ele dormir bem

“Está dormindo como um bebê…”, você certamente já ouviu essa expressão. Mas afinal, qual é o melhor jeito para que isso literalmente aconteça e o seu bebê tenha um sono bem tranquilo durante o tempo ideal? Veja 5 dicas para colocá-lo para dormir do jeito certo:

short doll amamentação pijama

1- Qual é a melhor posição?

A posição em que o bebê é colocado para dormir é assunto sério. A posição mais segura para o bebê é dormir de barriga para cima, com a cabeça levemente erguida e virada para um dos lados. A dica é: coloque um travesseiro fino embaixo do colchão.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os pequenos sejam posicionados dessa forma na hora das sonecas para evitar o risco da síndrome de morte súbita. Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics apontou que não é sempre que os bebês são colocados para dormir dessa forma, e isso se deve ao fato de que muita gente ainda acredita que o ideal é que os pequenos se deitem de lado ou de bruços, o que está completamente equivocado.

bebê sono dormir posição

2- A respiração do bebê

A respiração do bebê é um dos fatores que mais influenciam para a qualidade do sono. Em caso de obstrução nasal, consulte seu pediatra sobre o melhor método para resolver o problema.

3- Quanto tempo é o ideal?

bebê 4 meses

É indicado que o recém-nascido durma entre 16 e 20 horas por dia.

4- O berço tem influência no sono do bebê?

É importante que o berço tenha a certificação de segurança do Inmetro. Isso garante que o berço é seguro para ele.

5- O ambiente

Mantenha a temperatura do quarto confortável. Se houver ventiladores ou ar condicionado, não deixe que o vento vá direto para o bebê. Descubra o que relaxa o seu bebê: uma luz fraca, uma música calma, um embalo no colo…

Publicidade
Continua após a publicidade..

Além disso, é provável que ele durma após a amamentação, então lembre-se: a mamãe também deve estar descansada e dormir como o bebê, por isso aproveite as sonecas dele para dormir também!

Você conhece os benefícios da amamentação para o corpo da mulher? Confira a lista com cinco benefícios incríveis clicando aqui! Você sabe dizer se o seu bebê está com calor ou frio? Para conferir dicas para descobrir essa questão é só clicar aqui.

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *