Gestante e Grávida

Como Trocar Fraldas? Siga Esses 3 Conselhos Para Pais De Primeira Viagem

Trocar fraldas

Ser pai ou mãe de primeira viagem é uma experiência recheada de desafios. Entre eles, há a temida tarefa de saber como trocar fraldas do bebê e qual é o momento certo de fazer isso.

A primeira dica é ficar de olho nos intervalos em que criança costuma fazer as necessidades, como após as mamadas ou ao acordar. Confie também nos seus sentidos — o olfato é um grande aliado nesse momento — e verifique se a fralda parece mais pesada do que de costume.

Descobriu que chegou a hora de trocar a fralda? Então mãos à obra! Preparamos esse passo a passo para você fazer tudo certinho.

1. O que é necessário para a troca de fraldas?

O dia a dia com um bebê pode ser bem imprevisível, por isso é importante estar preparado para os momentos de emergência — inclusive na troca de fraldas.

Garanta que todos os itens necessários estejam por perto do trocador ou do local em que você costuma vestir o pequeno. Esse conselho é valioso especialmente se você precisa fazer a troca sem ninguém por perto para ajudar.

Confira a lista de itens básicos para a troca de fraldas:

• Trocador ou superfície rígida e segura para apoiar o bebê;

• Fralda limpa;

• Algodão e água morna ou lenços umedecidos;

• Pomada de assaduras.

2. Como trocar fraldas do bebê?

Após confirmar que é hora de trocar as fraldas e que você tem todos os itens necessários por perto, a primeira dica é lavar bem as mãos, contribuindo para a saúde e a higiene do bebê.

Deite a criança no trocador ou na superfície que você preparou e tire a parte de baixo da roupinha. Abra a fralda e use a parte superior dela para remover a maior quantidade possível da sujeira, em um movimento único de cima para baixo.

Levante as perninhas do bebê, segurando pelos tornozelos, e dobre a fralda, deixando a parte limpa para cima e apoiando o pequeno sobre ela.

Use o algodão com água morna ou os lenços umedecidos para limpar toda a região íntima do seu filho, sempre com movimentos de cima para baixo, do genital para o ânus. Isso é importante para evitar infecções urinárias, especialmente nas meninas. Verifique também todas as dobrinhas das coxas e virilhas.

Ao finalizar a limpeza, use o algodão puro ou uma fralda de pano para secar o bebê, diminuindo o risco de assaduras. Coloque a fralda limpa e aberta por baixo da criança, retirando a fralda suja. Passe a pomada protetora e feche a fralda limpa.

Verifique se ela está bem fechada e se não está apertando o bebê. Observe também se alguma parte da fralda está embolada ou para dentro e arrume para evitar vazamentos. Vista a criança novamente e pronto!

3. O que fazer com a fralda suja?

Depois de realizar a troca de fraldas, pegue o algodão ou lenços utilizados e jogue dentro da fralda suja. Enrole-a e feche com as fitas adesivas laterais, descartando no lixo do banheiro ou da área externa da casa.

Caso a fralda esteja muito suja, jogue o excesso de fezes no vaso sanitário antes de descartar na lixeira convencional. Esse processo também deve ser realizado se você utiliza fraldas de pano, evitando que o cheiro se propague por todo o ambiente. Não se esqueça de lavar bem as mãos novamente.

Viu só como trocar fraldas é mais fácil do que parece? Com paciência e um pouco de prática, logo você estará acostumado com todo o processo. Lembre-se de garantir que todos os itens estejam sempre por perto e de realizar o passo a passo com carinho e atenção.

E agora que já sabe como trocar fraldas, que tal aprender também como lavar as roupinhas do bebê? Preparamos esse artigo exclusivo para ajudá-lo nessa missão. Boa leitura!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *