Maternidade e felicidade são palavras sinônimas para a maioria dos casais. Quando se fala em nascimento do bebê, logo vem a imagem de uma “família perfeita” dos comerciais de margarina.
Durante os 9 meses é assim, mas logo após o parto este filme pode mudar repentinamente devido às alterações hormonais. Como consequência, algumas mulheres ficam tristes e irritadas.
Estes sentimentos, às vezes angustiante, é comum e leva o nome de Baby Blues ou Blues Puerperal. A seguir, entenda o que é e a diferença dele para a depressão pós-parto.
Baby Blues. O Que Significa, Afinal?
A tradução do inglês para o português da palavra “blues” denota tristeza. Este sentimento acomete mais de 80% das mães devido às mudanças hormonais bruscas após o nascimento do bebê.
Isso porque durante toda a gravidez os hormônios ficam secretados na placenta e após o parto o nível hormonal do corpo da mãe chega a cair 200 vezes.
Essa alteração faz com que a mulher também fique irritada e tenha crises de choro, acontecendo de ela rejeitar ou superproteger a criança.
Não É Frescura!
O normal é que o Baby Blues dure até 15 dias após o nascimento do bebê. Se por acaso os sintomas citados persistirem, pode ser que a mãe esteja com depressão pós-parto.
As suspeitas deverão ser informadas para o obstetra e até mesmo para o pediatra da criança, já que a maioria das mamães dão preferências às consultas dos bebês.
A recomendação é buscar ajuda e se abrir com alguém. Nunca ficar muito tempo em casa, sair sempre com o bebê até mesmo para pegar sol.
O Baby Blues é uma mudança hormonal repentina, ou seja, ele faz com que a mãe mude de humor assim que o bebê nasce. Alguns médicos até o assemelham à TPM por isso.
Já a depressão pós-parto pode ter sido iniciada antes mesmo da gravidez, devido a traumas e decepções. Até os 2 anos do bebê, a mulher pode vir a ter esta doença.
Em ambos os casos, o tratamento deve ser feito com auxílio médico.
A Prevenção É O Melhor Remédio
A verdade é que dois terços entre 8 mil mulheres com diferentes graus de depressão pós-parto desenvolvem a doença ainda na gestação, segundo pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos.
Por isso é muito importante que pessoas ao redor e, até mesmo a mãe, observem os sinais. Se houver algo de errado, um médico deverá ser consultado. O conforto da gestante deve ser garantido durante os 9 meses.
O Bebê Está Bem, Mas E A Mãe?
É comum que todas as atenções sejam sempre voltadas para a criança e que a mãe sempre fique em segundo plano.
Neste caso, você marido, mãe, pai e amiga se ofereça para ajudar nas tarefas ou para segurar o bebê para ela possa tomar um banho. Que tal também convidá-la para ir passear e ver as últimas tendência da moda?
A verdade é que nunca passa pela cabeça de alguém que a mulher possa estar gritando por dentro implorando por socorro mesmo com um sorriso estampado no rosto.