Itens de segunda mão para o bebê: o que você precisa saber

Se você ganhou itens de segunda mão para o bebê, vai reutilizar aqueles do mais velho ou deseja adquirir em brechós, não deixe de conferir estas dicas.

Reaproveitar itens de enxoval já usados por outros bebês é uma prática comum, sustentável, consciente e econômica.

Mas, seja itens herdados, doados ou de brechó: veja os cuidados e dicas dos especialistas na hora escolher e higienizar para garantir o bem estar do seu bebê.

1- Priorize itens de doação de conhecidos:

Reaproveite apenas de itens de segunda mão seminovos, em ótimo estado. Pois, caso contrário, eles podem acabar causando problemas para o bebê, como alergias de pele e acidentes domésticos.

2- Roupinhas:

Peças de roupa nos tamanhos PP e RN são bons itens para reutilizar. Isso porque não foram usadas pelo bebê por muito tempo e geralmente estão em boas condições. Mas evite usar roupas descosturadas, rasgadas ou com ‘bolinhas’ no tecido.

3- Brechós especializados:

Brechós online especializados em bebês e crianças têm lotes de produtos variados já prontos para compra. Uma vantagem disso é que as próprias empresas costumam conferir a qualidade de cada um deles.

4- Não reutilize itens de higiene pessoal:

Itens de higiene pessoal como escovinhas dentárias e de cabelo, limpadores de língua e chupetas não devem ser reutilizados.

5- Utilize produtos especiais para bebês:

É preciso limpar os produtos para o enxoval de segunda mão, mas não se esqueça de utilizar produtos de limpeza especializados, próprios para o público infantil.

6- Higienize bem o produto e esterilize:

Se for algo maior, passar álcool 70% já remove a sujeira. Mas se o item permitir lavagem com água, lembre-se de enxaguar bem, deixar secar sob o sol e onde tenha circulação de ar.

7- Peças de boa qualidade:

Reusar é um ótimo jeito de economizar. Mas considere que um preço um pouco mais alto, mesmo nas peças de segunda mão de maneira geral, pode significar um item mais resistente, o que garante durabilidade ao longo dos anos e permite uma próxima doação ou venda futura.

Você também pode gostar...