Gestante e Grávida

Vérnix: entenda o que é e os benefícios

Vérnix, entenda o que é

Parece sujo, mas o vérnix traz diversos benefícios para mãe e para o bebê.

É assim que ele vem ao mundo: coberto por uma camada branca espessa. Essa camada cobre a pele do bebê, escondendo-se em dobras. Engana-se quem acredita que não, mas o vérnix caseoso, como é chamado, é benéfico para o bebê. Entenda, a seguir, o porquê.

O que é o vérnix

É uma camada protetora que se forma na pele do bebê ainda no útero. Ela é feita de água, ácidos graxos e proteínas e cria uma barreira hidratante para a pele do bebê. O vénix protege e hidrata a pele sensível do bebê para não rachar ou enrugar.

É mais que um hidratante

Sim, pois ele desempenha muitos papéis importantes durante a gestação, nascimento e depois. Um pouco da substância também protege o canal auditivo do bebê de ruídos altos. Isso porque, ele se espalha por esta região. Sendo assim, mais uma super vantagem.

Benefícios do vérnix para o bebê:

  • Vérnix ajuda a desenvolver bactérias intestinais saudáveis do bebê. O feto engole pedaços dessa camada branca todos os dias. Isso ajuda a desenvolver as bactérias boas do intestino do bebê e previne infecções;
  • Vérnix ajuda a combater as bactérias nocivas. Isso porque, os recém-nascidos têm um sistema imunológico bastante fraco. Contudo, isso os torna mais suscetíveis a doenças, como infecções de pele.
  • Vérnix ajuda a manter os bebês mais aquecidos. Além do cobertor, ele também ajuda a manter os bebês aquecidos, reduzindo a evaporação da água através da pele, o que pode esfriar muito o bebê;
  • Vérnix hidrata a pele do bebê. ele é o “creme” mais rico, pois contribui para a pele incrivelmente macia e deliciosa que os bebês têm ao nascer.

Deixar ou lavar?

A Organização Mundial da Saúde recomenda deixar a substância na pele por pelo menos 6 horas e de preferência 24 horas. Assim, o bebê terá todos os benefícios.

E quando o vérnix deve ser lavado imediatamente?

Se o vérnix se misturou com mecônio, ele deve ser removido imediatamente. O mecônio é considerado o primeiro cocô e, por isso, é mais seguro remover para impedir que o bebê ponha as mãos.  

Gostou do artigo? Comenta com a gente!






Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *