Gestante e Grávida

Como Acompanhar O Crescimento Da Barriga De Gestante E Do Bebê?

Confira o crescimento da barriga mês a mês

acompanhando o crescimento da barriga

Toda mamãe de primeira viagem tem várias dúvidas sobre a gestação — e o caso de Suzana não é diferente. Há poucos dias, ela descobriu que está grávida de dois meses. Embora esteja muito feliz e empolgada, Suzana entende muito pouco sobre o crescimento da barriga de gestante.

A maior preocupação da nossa mamãe é acompanhar a evolução de seu bebê e de sua barriga. Suzana ainda pensa que barrigas grandes significam crianças grandes e fortes, o que nem sempre é verdade.

Sabemos que muitas leitoras também têm dúvidas sobre o crescimento da barriga de gestante. Por isso, preparamos este texto para esclarecer todas as questões que envolvem o assunto.

Ficou interessada? Então, continue a leitura!

Quando a barriga começa a crescer?

O crescimento da barriga das gestantes varia muito de mamãe para mamãe, mas o comum é que ela apareça a partir do terceiro mês. Do primeiro ao segundo mês, a mulher não percebe mudanças em seu abdômen e, por isso, é difícil descobrir a gravidez nesse estágio.

Só aquelas gestantes mais observadoras conseguem descobrir que estão grávidas durante esse período inicial. É no terceiro mês de gestação que a barriga começa a ficar mais durinha, mas aquela barriguinha saliente e pontuda só começa a aparecer depois dos quatro meses.

Com a chegada do quinto mês, não tem mais jeito: a barriga vai ficar redonda e grandinha. A tendência é que, a partir daí, ela cresça cada vez mais! Mas vale reforçar que o crescimento depende muito de seu biótipo, então não se sinta mal se a barriga de sua amiga aparecer mais do que a sua.

Como é o desenvolvimento do bebê ao longo dos meses?

Primeiro e segundo meses

No primeiro mês, o bebê ainda é um embrião e não tem formato definido. Já no segundo, ele está do tamanho de um feijão e começa a ganhar forma. É possível ver as mãos e os dedinhos.

Terceiro mês e quarto meses

Agora, seu bebê tem cerca de 8 centímetros! O feto está totalmente formado, entretanto os órgãos continuam a se desenvolver.

No mês 4, ele cresceu mais — tem cerca de 13 centímetros. Já é possível ver com clareza o sexo do feto e ele começa a se movimentar, mas muito pouco.

Quinto, sexto e sétimo meses

As pálpebras e as sobrancelhas estão formadas. Agora, ele está do tamanho de um mamão. No sexto mês, a audição do bebê já está bem apurada e ele começa a engordar.

Já no mês 8, o feto tem cerca de 30 centímetros! Ele consegue abrir e fechar os olhos, ao passo que todos os seus sentidos começam a funcionar.

Oitavo e nono meses

O bebê começa a engordar e crescer rapidamente. Seus pulmões já estão funcionando e ele passa a se encaixar na pelve da mamãe.

No último mês, o bebê já está totalmente formado e pronto para nascer. Seu peso e seu tamanho variam muito.

Como registrar o crescimento da barriga de gestante?

A melhor forma de acompanhar o crescimento da barriga é tirando fotos. O tempo passa tão depressa que, no final no oitavo mês, você certamente não se lembrará de como estava no terceiro.

Com as imagens registradas, além de acompanhar a gestação, você pode guardar esse momento especial para o resto da vida. Muitas mamães tiram fotos a cada mês, mas aquelas que querem mais detalhes repetem o processo a cada semana completada.

conjunto amamentação

Barriga grande indica que o bebê é grande?

Nem sempre. Há casos em que a barriga é enorme, mas o bebê nasce com tamanho e peso considerados normais; outras vezes, a barriga tem um tamanho comum e o bebê nasce bem gordinho.

Além do feto, sua barriga também está crescendo. A placenta e todos os tecidos que revestem o útero contribuem para o tamanho dela, ou seja, nem todo aquele volume que enxergamos é o bebê em si.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Como está o crescimento de sua barriga de gestante? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários!

Mariana Bastos Gomes Nolasco

37 anos, casada, residente de Itaperuna.

Possui Graduação em:
Estética (2008),
Nutrição (2013),
Atualmente cursando Medicina (término em 2024).

Pós-Graduação em:
Docência do Ensino Superior;
Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia;
Neurociêntista.

Membro da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ABRANMI).

Formação complementar: Doula, Consultora de Sono Infantil, Educadora Parental Infantil, Consultora em Aleitamento Materno, Laser terapeuta, Costureira Industrial do Vestúario, Modelagem Feminina e Maquiagem Profissional.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *